Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo mostra tecnologias no Agrishow Ribeirão Preto



A variedade BRS 4103, recém lançada, será apresentada no Agrishow
3/5/2007 09:49:22



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, de 30 de abril a 05 de maio, do Agrishow Ribeirão Preto, evento de transferência de tecnologias agropecuárias. O Agrishow Ribeirão Preto espera reunir 280 expositores, atraindo mais de 180 mil visitantes de todo o país e exterior, segundo informações da assessoria de imprensa do evento. A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prepara para a feira sua "Vitrine Tecnológica", com a mostra de diversas tecnologias voltadas para a produção agrícola.

Cultivares de milho e sorgo com diferentes finalidades (grãos, silagem e corte) serão apresentados no evento, como a variedade de milho BRS 4103, lançada pela Embrapa Milho e Sorgo durante as solenidades de comemoração do 34º aniversário da Embrapa no último dia 23 em Brasília-DF. A Unidade também mostrará uma cultivar de sorgo em fase de pré lançamento. Visite a home page do evento: http://www.agrishow.com.br/ribeirao/index.asp . Abaixo, conheça as principais tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo que serão apresentadas.

TECNOLOGIAS - MILHO

BRS 4103
A variedade BRS 4103, desenvolvida para agricultores familiares e para pequenos e médios produtores rurais, possui ampla adaptação às principais regiões produtoras de milho do país: Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil e, no Sul do país, as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Entre as características agronômicas da BRS 4103, destacam-se o bom potencial de produção, o ciclo precoce, as baixas estaturas de planta e de espiga, as baixas porcentagens de plantas acamadas e quebradas, além das espigas bem empalhadas e sadias e da uniformidade, considerada muito boa para uma variedade. O tipo de grão é semi-duro e a cor é laranja. A expectativa é de que, já para a safra 2007/2008, haja a oferta de sementes da nova variedade de milho para o mercado.

BRS 1030
Recomendado para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, norte do Paraná e sudoeste da Bahia, o híbrido simples BRS 1030 apresenta alta produtividade, estabilidade de produção, boa resistência ao acamamento e ao quebramento do colmo. O material, de porte baixo, apresenta resistência às principais doenças foliares que atacam a cultura do milho no Brasil, como a cercosporiose e a ferrugem, e é indicado para produtores rurais que utilizam alta tecnologia.

BRS 1031
Híbrido simples, precoce, com alta adaptação tanto em ambientes abaixo quanto acima de 700 metros. Apresenta boa sanidade e resistência ao acamamento e ao quebramento, além de alta produtividade e estabilidade. Possui grãos semi-duros e alaranjados.

BRS 1035
Híbrido simples, precoce, apresenta porte médio com alta adaptação tanto em ambientes abaixo quanto acima de 700 metros. Associa boa resistência ao acamamento com boa sanidade foliar e apresenta grãos semi-duros alaranjados.

TECNOLOGIAS - SORGO

BRS 308
Nova cultivar de sorgo granífero, sem tanino e grãos vermelhos para plantio no sistema de sucessão (safrinha) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Apresenta alta resistência à antracnose, à cercosporiose e à helmintosporiose, três das principais doenças que atacam a cultura do sorgo no país. É resistente ao acamamento e apresenta boa capacidade de rebrota. Os resultados obtidos em ensaios de avaliação para recomendação mostraram seu excelente desempenho dentre os híbridos de sua categoria disponíveis no mercado.

BRS 309
Nova cultivar de sorgo granífero, sem tanino e grãos claros para plantio no sistema de sucessão (safrinha) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Apresenta boa resistência às três das principais doenças que atacam a cultura do sorgo no Brasil: antracnose, cercosporiose e helmintosporiose. É resistente ao acamamento e apresenta boa capacidade de rebrota. Os resultados obtidos em ensaios de avaliação para recomendação mostram seu excelente potencial de produção. Com esse híbrido se inicia uma nova linha de cultivares (grãos claros) para atendimento a segmentos de mercado que demandam esse tipo de produto.

BRS 310
Híbrido de sorgo granífero desenvolvido principalmente para o plantio no sistema de sucessão (safrinha) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e nas condições do Semi-árido do Nordeste do Brasil. Apresenta boa resistência à antracnose, à cercosporiose e à helmintosporiose. O BRS 310 é resistente ao acamamento e apresenta boa tolerância à seca e à toxicidade de alumínio no solo, além de alta capacidade de rebrota.

BRS 610
Híbrido forrageiro para silagem de porte alto que se destaca pela produtividade de matéria seca, sanidade foliar e resistência ao acamamento. É um dos mais atrativos híbridos de sorgo para silagem no mercado e recomendado para o plantio na safra de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O potencial máximo de produção é atingido quando a semeadura for feita até meados de dezembro. Entre outros diferenciais, o BRS 610 é resistente à acidez do solo.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267