Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Unidade mostrará tecnologias e trabalhos na SuperAgro



O milho dos índios xavantes foi um dos resgatados pela Embrapa
9/5/2007 08:58:41



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participará da SuperAgro 2007, que acontecerá entre 28 de maio e 3 de junho em Belo Horizonte-MG. O evento chega à terceira edição e vem se firmando como uma das principais feiras anuais de negócios nas áreas rural e agroindustrial de Minas Gerais. Em 2006, aproximadamente 150.000 pessoas passaram pela feira.

Serão mostrados cinco trabalhos da Embrapa Milho e Sorgo. A BRS 4103, variedade de milho que está sendo pré-lançada, foi desenvolvida para agricultores familiares e para pequenos e médios produtores rurais. A adaptação da variedade é bastante ampla, englobando as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil e, no Sul do país, as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.

Além da nova variedade, serão mostrados, em forma de maquetes explicativas, trabalhos com integração lavoura-pecuária. O sistema vem se espalhando por diferentes regiões do país e traz benefícios financeiros e ambientais aos produtores. A recuperação de pastagens degradadas e o aumento da produção na fazenda são resultados que podem ser conseguidos com a implantação do sistema.

A tecnologia das barraginhas, que tem forte apelo social, também será tema da Unidade durante a SuperAgro deste ano. Utilizadas para controlar os efeitos de erosões e para recuperação de áreas degradadas, entre outras finalidades, as barraginhas hoje somam mais de 60 mil em Minas Gerais, construídas em mais de 300 municípios com o apoio de diferentes instituições. Agora, o Nordeste brasileiro também está implantando a tecnologia, que permite o armazenamento de água de chuva e diminui os efeitos da seca.

Outro tema que a Embrapa Milho e Sorgo mostrará durante o evento será o trabalho com a palha de milho para artesanato rural. Desenvolvido em conjunto com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Minas, o projeto está pesquisando a possibilidade de obter variedades de milho apropriadas à atividade artesanal, que emprega milhares de pessoas no campo. Entre as características desejadas, estão uma melhor textura da palha e cores diferenciadas.

E a Unidade mostrará também o trabalho de resgate de cultivares de milho indígena. Guardadas em câmara fria em Sete Lagoas, essas cultivares têm sido multiplicadas e repassadas a populações indígenas que, com o tempo, acabaram perdendo a tradição do cultivo de suas variedades. Aldeias dos povos bororo e xavante (que habitam o Mato Grosso), maxacali (em Minas Gerais), pataxó (na Bahia) e krahò (no Tocantins) foram algumas das beneficiadas com o trabalho, realizado em parceria com a Funai (Fundação Nacional do Índio).

A SuperAgro 2007 acontecerá no Parque da Gameleira / Expominas e é uma realização em conjunto do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e da Faemg (Federação da Agricultura e da Pecuária de Minas Gerais). Além da Embrapa Milho e Sorgo, participarão também a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) e a Embrapa Café (Brasília-DF).

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267