Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa prevê menos chuva e maior temperatura nos próximos meses em parte do Brasil



A irrigação é uma das alternativas à escassez de chuva
25/5/2007 08:51:17



Parte do território brasileiro continuará sofrendo com a seca e com a queda de até 35% no índice médio de chuvas nos próximos três meses (junho, julho e agosto). Já as temperaturas em algumas regiões deverão ficar entre 30% e 35% acima da média histórica do período. De acordo com Williams Ferreira, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), "continua havendo redução da temperatura no Leste do Oceano Pacífico tropical, junto à costa peruana, com grandes possibilidades de ocorrência do fenômeno La Niña, possivelmente fraca, entre junho e agosto".

Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o regime de chuvas passa a sofrer influência de frentes frias que normalmente são precedidas de tempestades. As baixas temperaturas previstas para junho intensificam o risco de ocorrência de geadas, sobretudo nos vales das regiões montanhosas. Para os três próximos meses, espera-se que as temperaturas na superfície do mar no Leste do Oceano Pacífico tropical cheguem a registrar índices ente 1°C e 1,5°C negativo, o que, segundo Williams, pode ser considerado uma anomalia de temperatura.

MÊS A MÊS

Para o mês de junho, a previsão é de seca nos municípios que ficam na área que se estende de Montes Claros-MG até Santana-BA e de Posse-GO até Alto Parnaíba-MA; de Cana Brava do Norte e Cocalinho, ambas no Mato Grosso, e chegando à área entre as cidades de Aliança e Bom Jesus do Tocantins, ambas no Tocantins. Outra região afetada deverá ser a compreendida entre Balsas e Grajaú, ambas no Maranhão, e Dom Inocêncio-PI. As regiões afetadas em todo o país somam aproximadamente 11% do território nacional.

Em algumas regiões de Minas Gerais, pode chover até 35% menos em relação à média histórica do mês. No Sul do estado, os valores não deverão ultrapassar 50mm e, no Triângulo e na Zona da Mata mineiros, os valores deverão ser no máximo de 20mm em junho.

Já em relação à temperatura, os valores em junho deverão estar acima do normal até 30 a 35% para os municípios próximos a uma faixa que vai de Criciúma-SC a Santa Rita do Novo Destino-GO e de Itaruma-GO a Resplendor-MG.

Quanto a julho, as previsões de Williams é de que menor parte do Brasil (4,5% do território) sofrerá com a seca. E as áreas mais afetadas estão concentradas entre Montes Claros e Santana e nos estados do Maranhão (próximo a Alto Parnaíba) e do Piauí (na região entre Canto do Buriti, Cristiano Castro e Patos). Ao contrário, deverá acontecer aumento no índice de chuvas de até 35% nas regiões do Rio Grande do Sul próximas a Bagé e Cristal, no Sudoeste do estado, e a Antônio Prado, no Nordeste gaúcho.

A temperatura em julho deverá ser até 30% acima da média histórica na região compreendida entre Cerro Azul-PR, Itapemirim-ES e Prata-MG.

Já no mês de agosto, a área afetada com seca deverá ser ainda menor: 3,6% de todo o país, segundo o pesquisador da Embrapa. A ocorrência maior será no Nordeste brasileiro, compreendendo uma faixa que vai de São João da Fronteira-PI, passa por Caucaia e Icó, ambas no Ceará, e chega a Casa Nova-BA. No Sul brasileiro, as chuvas aumentarão, além da região gaúcha citada para julho, na região de Gravatal-SC.

Williams lembra que a concretização das previsões depende, entre outros fatores, do comportamento da temperatura do Oceano Pacífico, que varia consideravelmente. Por isso, explica, as previsões têm que ser refeitas mensalmente, levando-se em consideração o que efetivamente aconteceu nas semanas anteriores. É necessário que se reveja uma previsão para agosto, por exemplo, daqui a um mês devido a fatores climáticos diversos que estão em constante interação.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267