Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo terá mostra de tecnologias no final do mês



A Unidade tem pesquisas em várias áreas complementares
19/6/2007 14:03:21



Está sendo preparada para o próximo dia 28 de junho uma Mostra de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo. O objetivo é fazer um apanhado dos principais trabalhos e pesquisas que a empresa tem feito nos últimos anos. As tecnologias foram agrupadas em sete grandes temas e, para cada um deles, haverá pesquisadores e outros funcionários para explicações.

São seis temas técnicos e um institucional, que contará um pouco da história do local onde hoje está a Embrapa Milho e Sorgo. Antes, houve instituições como Ipeaco (Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Centro-Oeste) e IAO (Instituto Agronômico do Oeste). Na região de Sete Lagoas, estão sendo comemorados em 2007 exatos 100 anos de pesquisa agropecuária pública.

As estações técnicas estarão divididas em: portifólio de cultivares; agricultura familiar; tecnologias sustentáveis; tecnologias portadoras de futuro; tecnologias sociais; e o milho e o sorgo na mesa. O portifólio de cultivares mostra que a empresa já lançou 111 cultivares em 30 anos de melhoramento genético. A primeira cultivar foi lançada em 1977. Ao todo, foram lançadas 68 cultivares de milho (entre variedades, híbridos duplos, híbridos triplos e híbridos simples), 42 de sorgo (somando-se variedades e híbridos graníferos, forrrageiros e sacarinos) e uma cultivar de milheto.

No tema "agricultura familiar", estarão expostos trabalhos e pesquisas com variedades específicas para esse público, a cultura do minimilho, o milho verde e outros. Um dos destaques é o paiol Balaio de Milho, desenvolvido em conjunto com a Emater-MG e que possibilitou ao produtor rural uma alternativa barata e eficiente de controle de roedores durante o armazenamento do milho, diminuindo perdas na produção.

A estação sobre tecnologias sustentáveis envolverá pesquisas com a integração lavoura-pecuária (mostrando seus vários benefícios), o zoneamento agroclimático com suas indicações corretas de época de plantio e de quantidade de água a ser irrigada, a utilização de inimigos naturais de pragas na cultura do milho e o uso de dejetos animais como fertilizantes naturais.

Já as tecnologias portadoras de futuro são, por exemplo, a clonagem gênica, o seqüenciamento genético, o fingerprinting (identidade molecular de cultivares) e o uso de fontes alternativas de nutrientes. Pesquisas com biotecnologia, inclusive com organismos geneticamente modificados, também serão mostradas nessa estação. A agricultura de precisão é outro exemplo de tecnologia portadora de futuro, pois gera dados que permitem melhor aproveitamento das áreas de plantio.

As tecnologias sociais da Embrapa Milho e Sorgo têm sido destaque em várias premiações. As barraginhas estão se espalhando pelo Brasil e ajudam os produtores a conviver com a escassez de água, diminuindo os efeitos de erosões e recuperando lençóis freáticos. O resgate de cultivares de milho indígena que alguns povos haviam perdido e o melhoramento genético para se chegar a cultivares de milho que tenham uma palha própria para o artesanato também estarão nessa estação.

Que o milho é um alimento tradicionalíssimo na culinária brasileira todos sabem. Pipoca, milho verde, canjica, sucos, bolos, pamonha e outros produtos são comuns em várias regiões do país. Mas o sorgo também tem potencial para ser incorporado à nossa dieta alimentar. Em outros países, sobretudo na Ásia e na África, ele já é consumido, por exemplo, em forma de farinha. E o valor nutricional das duas culturas é bastante próximo.

VISITAÇÃO ABERTA - A Mostra de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo é aberta à visitação pública e começará às 13h na sede da empresa: Rodovia MG 424, km, 45, zona rural de Sete Lagoas-MG. Logo após o evento, está marcada uma audiência pública com o tema "O milho na nova matriz energética: alimento ou combustível?", da qual participarão os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, o membro da Academia Nacional de Agricultura Alysson Paolinelli e a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Alves. No dia seguinte, 29 de junho, haverá reunião do CAE (Conselho Assessor Externo), órgão que tem como objetivos avaliar e orientar os trabalhos da Unidade.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267