Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Agroenergia: sinergia entre poder público e iniciativa privada é fundamental, dizem especialistas



Diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, acompanhado do secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana, e da chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Alves
2/7/2007 15:06:50



As perspectivas, desafios, limitações e questionamentos a cerca da agroenergia permearam as discussões durante a audiência pública “O milho na nova matriz energética: alimento ou combustível?” realizada na última quinta-feira, 28, durante a Mostra de Tecnologias 2007 da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). “Devemos estar preparados e sermos capazes de buscar novos caminhos para intensificarmos nossas parcerias com o setor privado. Precisamos avançar neste mundo de oportunidades, o da agroenergia”, descreveu o diretor-executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho. Segundo ele, a ciência deve ser um elemento de desenvolvimento social neste processo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. “A Embrapa tem uma responsabilidade imensa neste contexto”, disse.

O membro da Academia Nacional de Agricultura, Alysson Paolinelli, tem opinião semelhante. Para ele, é urgente a sinergia entre empresas públicas de pesquisa e a iniciativa privada e o investimento maciço em ciência e tecnologia. “Nos Estados Unidos, US$ 1,5 bilhões serão investidos somente este ano na busca de soluções para fontes alternativas de energia. Deveríamos nos preparar mais. Temos capital humano, mas deveríamos investir com mais racionalidade no segmento. O Brasil tem condições de liderar essa corrida”, destacou.

A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, fez um diagnóstico da produção de milho no país e apresentou potenciais oportunidades para o produtor do grão. Para ela, o cenário mundial impõe novos desafios à cadeia produtiva. “O aumento no consumo mundial de milho para a produção de etanol e mudanças em comportamentos de mercado, como a China passando de exportador para importador do produto, vem criando excelentes oportunidades para o Brasil”, antecipou. Segundo Vera Alves, o aumento de produtividade, com o uso de tecnologias sustentáveis, como a integração-lavoura-pecuária-floresta, o desenvolvimento de novas tecnologias, como monitoramento, previsão de mapas de risco para pragas e doenças, e a organização do sistema produtivo, podem ser instrumentos para alavancar a produção.

MINAS – Os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e o de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, enfatizaram também a necessidade de consolidação de parcerias entre os setores público e privado para o desenvolvimento da agroenergia em Minas Gerais. Segundo Portugal, o Governo de Minas está na fase de estruturação de um plano para a agroenergia, “com definição de competências, desafios e oportunidades”. “Devemos incentivar projetos de pesquisa que priorizem a busca de fontes alternativas de energia”, disse. Ainda segundo ele, a Embrapa deve ser ágil na otimização do seu relacionamento com empresas privadas para liderar este processo.

Outras preocupações para a pesquisa, segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, são o controle de novas pragas e doenças que atacarão culturas potenciais, como o pinhão manso, e a apresentação de alternativas de desenvolvimento aliadas à preservação do meio ambiente. Na sexta-feira, 29, houve reunião do CAE (Conselho Assessor Externo), órgão que tem como objetivos avaliar e orientar os trabalhos da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo pelos telefones (31) 3779-1123 / (31) 9733-4373 / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 ou pelos e-mails gfviana@cnpms.embrapa.br e clenio@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267