Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Curso mostra relações entre agricultura e meio ambiente



A produção agrícola deve estar junto à sustentabilidade ambiental
10/7/2007 13:15:44



Começou em 9 de julho e vai até o próximo dia 20, na Embrapa Milho e Sorgo, mais um curso sobre agricultura e meio ambiente. O público é formado por estudantes de diferentes cursos superiores que têm interesse em estagiar na empresa durante este mês. O coordenador técnico é o pesquisador Maurílio Fernandes de Oliveira.

O objetivo é fazer com que os participantes tenham contato com os novos conceitos de produção agrícola e conheçam estratégias de manejo que levem à melhoria na sustentabilidade de sistemas agrícolas. O curso busca enfatizar a interação entre recursos naturais e aspectos socioeconômicos da cadeia agroalimentar.

São quatro módulos: "Aspectos gerais da atividade agrícola e gestão ambiental", "Sistemas de produção sustentáveis", "Uso e conservação de água e solo" e "Agricultura e inovação". Vários pesquisadores e técnicos fazem palestras sobre diferentes assuntos, divididos por cada módulo conforme abaixo:

"Aspectos gerais da atividade agrícola e gestão ambiental": O agronegócio e o meio ambiente nos contextos nacional e mundial; Entomologia: o uso de extrato de plantas (nim) para o controle de pragas; Fisiologia vegetal; A cultura do milho; A cultura do sorgo; Biodiversidade e o BAG (Banco Ativo de Germoplasma); Zoneamento e risco climático; Agroclimatologia e aquecimento global; Classificação de solos; Mudanças globais: aspectos físicos e mitigação; Adequação legal de propriedades rurais / Licenciamento ambiental / APPs (Áreas de Preservação Permanente); Legislação para uso de agroquímicos; Tratamento de resíduos.

"Sistemas de produção sustentáveis": Utilização de dejetos animais; Conceitos gerais sobre a cultura do milho; Agricultura orgânica; Engenharia genética; Manejo de pragas; Integração lavoura-pecuária-floresta; Biologia do solo; Plantio direto.

"Uso e conservação de água e solo": A água na agricultura; Uso e manejo de irrigação; Quimigação; Contaminação por metais pesados e biorremediação; Importância do desenvolvimento de genótipos de cereais e de legumes para tolerância à seca: fenotipagem e modelagem; Dinâmica de água e soluto no solo; Captação de água de chuvas para barraginhas.

"Agricultura e inovação": Corretivos e fertilizantes; Ecossistemas locais; Biocombustíveis nos cenários nacional e mundial; Agricultura de precisão; Uso de microrganismos (Bt e baculovírus) no controle de pragas; Importância da automação nos sistemas agrícolas irrigados: irrigação inteligente e de precisão.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267