Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Melhoramento genético de milho e sorgo da Embrapa completa 30 anos



A maior parte das cultivares lançadas é de milho
5/9/2007 15:41:35



A Embrapa Milho e Sorgo é uma das unidades da empresa que têm tradição no lançamento anual de cultivares. O programa de melhoramento genético é responsável por desenvolver e disponibilizar para o mercado sementes de híbridos e variedades de milho, de sorgo e de milheto. Ao todo, foram lançadas em 30 anos um total de 124 cultivares, sendo 68 de milho, 55 de sorgo e uma de milheto.

O primeiro lançamento aconteceu em 1.977, quando as oito primeiras cultivares (todas variedades) de milho da Embrapa foram disponibilizadas. De lá pra cá, muita coisa mudou, de variedades a empresa passou a desenvolver também híbridos, que têm um potencial produtivo maior. Atualmente, a Embrapa lança tanto variedades como híbridos, já que objetiva atender a variados tipos de produtores rurais, que têm diferentes condições sociais e de investimento financeiro.

As cultivares de sorgo começaram a ser lançadas em 1.980, quando nove foram disponibilizadas. Desde então, cultivares de sorgo granífero, forrageiro, para silagem e sacarino chegaram ao mercado brasileiro de sementes. Já a única cultivar de milheto da Embrapa, chamada BRS 1501, é uma variedade lançada em 1.998.

Para o maior beneficiado por todo esse trabalho - o produtor rural brasileiro -, é importante que sejam disponibilizadas a cada safra novas opções de cultivares. No caso do milho, conta o pesquisador da área de melhoramento Cleso Patto Pacheco, "o mercado de sementes é muito dinâmico e competitivo; todos os anos são lançadas novas cultivares e retiradas as cultivares inferiores". E quem acompanha essas mudanças pode se beneficiar: "o produtor rural que se atenta para esse fato, acompanha os resultados dos ensaios de competição de cultivares e faz a substituição gradativa das que está acostumado a plantar pode se beneficiar muito com os avanços que o melhoramento incorpora a essas novas cultivares, traduzidos em alta produtividade e em estabilidade de produção".

Para Cleso, a Embrapa tem conseguido ofertar ao mercado boas opções de cultivares de milho, tanto híbridos como variedades. "A Embrapa talvez seja a única empresa que tem materiais competitivos disponíveis para todos os tipos de agricultura, desde a agricultura familiar até a agricultura comercial, e para todos os sistemas de produção, que usam desde variedades até híbridos simples", explica. O pesquisador lembra ainda que a empresa investe em pesquisas com os chamados tipos especiais de milho, como o doce, o pipoca, os QPM (sigla em inglês para milho de alta qualidade protéica) e o minimilho.

Sorgo - O pesquisador Fredolino Giacomini dos Santos, da equipe de melhoramento de sorgo, também considera que a Embrapa tem atingido seu objetivo de lançar novas opções rentáveis aos produtores rurais. Segundo ele, os trabalhos que vêm sendo feitos visando à introdução, à adaptação e ao desenvolvimento de cultivares, principalmente de sorgo granífero e forrageiro com alto potencial de rendimento e tolerância às condições de estresses bióticos e abióticos, "têm possibilitado a obtenção e o lançamento de cultivares com valores agregados que permitem a melhoria do desempenho da cultura nas condições predominantes de cultivo das regiões produtoras".

Fredolino lembra que "a interação com o setor privado, através do sistema de licenciamento de cultivares, se constitui em fator de grande importância para a transferência de tecnologia gerada pelo programa de melhoramento de sorgo da Embrapa, com reflexos no incremento da produção de grãos e de forragem e, consequentemente, na competitividade do setor e na geração de renda".

Banco Ativo de Germoplasma - Todo o trabalho de melhoramento genético começa no BAG (Banco Ativo de Germoplasma), que é uma grande coleção de acessos genéticos e objetiva manter, conhecer e usar a diversidade genética das culturas agrícolas. É no BAG que os pesquisadores selecionam os acessos que, cruzados seguidas vezes e acompanhados os cruzamentos no campo, constituirão novas cultivares. Atualmente, o BAG mantido e preservado pela Embrapa Milho e Sorgo possui cerca de 3.700 acessos de milho, 7.200 de sorgo e 1.750 de milheto.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267