Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Campanha da Embrapa e da Emater-MG pretende incentivar o aumento da produtividade do milho



Em Minas, a produtividade é maior que a média nacional, mas pode crescer
16/10/2007 11:27:13



Mostrar que é possível o aumento da produtividade média da cultura do milho em Minas Gerais: essa é a expectativa da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e da Emater-MG com o lançamento de uma campanha que levará informações técnicas aos produtores rurais. Pesquisadores percorrerão duas das principais regiões produtoras do estado: o Noroeste/Alto Paranaíba e o Sul.

Os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicam que na última safra a produtividade média no estado foi de 4.474 kg/ha. Apesar de acima da média nacional - que foi de 3.653 kg/ha -, o desempenho pode melhorar bastante: hoje em dia há no mercado brasileiro sementes com potencial genético de produtividade até maior do que 10.000 kg/ha.

O produtor deve estar atento, de forma especial, a cinco itens que afetam diretamente a produtividade da lavoura de milho. São eles: época de plantio; escolha correta da semente; espaçamento e densidade; fertilidade do solo; e controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Obedecendo às indicações e às orientações da pesquisa, as chances de sucesso aumentam.

Cinco itens - Cada dia de atraso no plantio a partir da época mais adequada, que geralmente é em outubro, pode resultar numa produção até 30 kg menor por hectare. Portanto, verificar a data mais adequada de plantio é fundamental e, para isso, o zoneamento agroclimático do milho tem orientado os produtores. A escolha da semente mais adaptada à região e um bom manejo cultural também contribuem para o sucesso da lavoura. Há hoje no mercado brasileiro mais de 270 cultivares diferentes e para todo tipo de produtor.

O espaçamento e a densidade são outros pontos-chave da lavoura de milho. Uma análise feita com mais de 270 cultivares mostrou que a densidade recomendada varia entre 40 mil e 80 mil plantas por hectare; o interessante é se chegar a um ponto chamado "densidade ótima", em que o rendimento é máximo. Já o espaçamento entrelinhas, no Brasil, vem sendo gradativamente reduzido e chega, em alguns casos, a 45 cm.

Em relação à fertilidade, é fundamental a realização de análise prévia do solo, que vai indicar a necessidade de correção da área. Já a adubação de cobertura deve levar em consideração, entre outros fatores, o histórico de uso da área. O ponto ideal para se fazer essa adubação é quando as plantas estiverem com seis/sete folhas, ou seja, entre 30 e 35 dias após a germinação.

Para o controle de pragas, o recomendado é o tratamento de sementes com produtos ativos contra lagartas no início do desenvolvimento e, a partir do 20º dia, monitorar a incidência da lagarta-do-cartucho. A rotação de culturas e o uso de sementes de alta qualidade sanitária são algumas medidas que ajudam a controlar doenças. E no caso das plantas daninhas o indicado é utilizar o sistema de plantio direto para reduzir a erosão, aumentar a retenção de umidade e a reciclagem de nutrientes; assim, a dessecação deve ser feita pelo menos uma semana antes do plantio.

Palestras - Essas e outras informações constam de um folder que será distribuído durante a campanha para o aumento da produtividade do milho em Minas. Estão programadas palestras de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo em seis cidades: Unaí (22 de outubro); Uberlândia (24 de outubro); Uberaba (26 de outubro); Alfenas (7 de novembro); Passos (8 de novembro); e Lavras (9 de novembro).

Os temas das palestras são "Cenários para a cultura do milho na safra 2007/2008" (com os pesquisadores João Carlos Garcia e Jason de Oliveira Duarte), "Sistemas de produção de milho" (com os pesquisadores José Carlos Cruz e Antônio Marcos Coelho), "Manejo integrado de insetos-praga do milho" (com os pesquisadores Ivan Cruz e Paulo Afonso Viana), "Manejo integrado de doenças do milho" (com os pesquisadores Elizabeth de Oliveira e Nicésio Pinto) e "Manejo integrado de plantas daninhas" (com os pesquisadores Décio Karam e Israel Alexandre Pereira Filho).

A série de palestras é uma atividade do CIMilho (Centro de Inteligência do Milho), programa desenvolvido em conjunto pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais) e pela Embrapa Milho e Sorgo. O objetivo é realizar um acompanhamento conjuntural da cadeia do milho no estado e o site é http://cimilho.cnpms.embrapa.br/.

A expectativa de participação nas palestras é de mais de 100 pessoas por cidade, principalmente produtores rurais e técnicos da extensão rural. Mais informações pelo (31) 3779-1061, com Márcio Monteiro, da Embrapa Milho e Sorgo.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267