Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisas chegam a milho e batata-doce mais nutritivos



Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo mostram a uma rede de TV resultados de pesquisa envolvendo o milho biofortificado
12/11/2007 14:38:04



Pesquisadores chineses chegaram a variedades de batata-doce com teores de betacaroteno, precursor da pró-vitamina A, até 5 vezes maiores que os encontrados em variedades comuns. Este é um dos resultados que serão mostrados no 2º Encontro Anual de Biofortificação, que acontece de 11 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro, sob coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ). O evento reúne pesquisadores de 7 países ligados ao HarvestPlus e AgroSalud que trabalham pela biofortificação de feijão, arroz, milho, mandioca, feijão caupi e batata-doce.

De acordo com Chunyi Zhang, que responde pelo HarvestPlus na China, o desafio do governo e dos cientistas chineses era aumentar a qualidade nutricional da batata-doce, produto tão consumido quanto o arroz na Ásia, sem perder de vista a produtividade. "Não adiantava ter um variedade rica em micronutrientes mas de baixa produtividade. Culturalmente, o produto seria rejeitado porque na China a primeira preocupação é a quantidade para sustentação de todos".

As novas batatas com tons que variam do amarelo ao laranja consumiram três anos de pesquisas e chegaram num momento de aquecimento da economia chinesa. Com mais recursos, os chineses estão diversificando a dieta e atendo-se a questão de qualidade nutricional dos alimentos.

No Brasil, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) desenvolveram o milho QPM (Qualidade Protéica Melhorada) com 50% mais de lisina e triptofano, aminoácidos essenciais para o metabolismo por responder pela constituição de proteínas, enzimas e outros compostos. A partir de linhagens do QPM e de outras com características de boa adaptação a solo e clima, pretende-se obter novos milhos ricos em betacaroteno, zinco e ferro. A analista Maria Cristina Paes e os pesquisadores Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães e Valéria Aparecida Vieira Quiroz, da Embrapa Milho e Sorgo, estarão presentes no Encontro para partilhar os resultados obtidos até agora.

O HarvestPlus é uma rede de instituições de pesquisa, que atua na América Latina, Ásia, África para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos com ferro, zinco e pró-vitamina A. A falta destes nutrientes, principalmente na população mais carente, é responsável pela baixa resistência a doenças, menor desenvolvimento do intelecto e mortalidade de gestantes e crianças menores de 6 anos. A Fundação Bill e Melinda Gates e o Banco Mundial, entre outros, investem mais de US$ 50 milhões no programa e a Embrapa Agroindústria de Alimentos coordena as atividades na América Latina e África.

O AgroSalud é um consórcio de instituições com o mesmo propósito mas com foco na América Latina e Caribe. Fazem parte do consórcio o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), o Centro Internacional de Mejoramiento de Maíz y Trigo (CIMMYT), o Centro Internacional de la Papa (CIP), o Consórcio Latinoamericano y del Caribe de Apoyo a la Investigación y al Desarrollo de la Yuca (CLAYUCA) e a Embrapa. A Canadian International Development Agency (CIDA) é a principal fonte financiadora do AgroSalud.

Outras informações:
Pesquisadora Marília Regini Nutti
(marilia@ctaa.embrapa.br)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 2410 9555 ou 9141 6777

Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP)
soraya@ctaa.embrapa.br
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 2410 9539 ou 9881 0535

Jornalista Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
gfviana@cnpms.embrapa.br
Embrapa Milho e Sorgo
(31) 3779-1123

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267