Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Plantas daninhas são tema de simpósio no Pará



O carrapicho é uma das plantas daninhas encontradas na região
19/11/2007 11:15:55



Perdas de 15% na produção agrícola: esta é a média aproximada de quanto as plantas daninhas podem, através da competição, prejudicar a produção mundial de grãos. Utilizando esta média como referência, a redução da produção de grãos no Brasil na safra 2006/2007 foi estimada em 15 milhões de toneladas.

Entre as 350 mil espécies de plantas conhecidas em todo o mundo, apenas três mil são cultivadas e cerca de 250 são universalmente tidas como plantas daninhas ou invasoras. Parece contraditório, mas é a realidade, o fato de tão poucas plantas causarem tanto prejuízo econômico.

"A falta de conhecimentos básicos em temas importantes para o manejo das plantas invasoras tem contribuído para a não-utilização de métodos alternativos de controle dessas plantas", explica o pesquisador Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). As conseqüências são o uso indiscriminado de herbicidas e o significativo aumento na contaminação ambiental.

Na Amazônia Brasileira, as espécies econômicas cultivadas e que possuem sistema de produção ou recomendações de manejo (como o cupuaçu, o açaí, o cacau, o guaraná, o milho e a soja, entre outras) têm itens sobre o controle de plantas daninhas. Mas uma quantidade maior de estudos das espécies invasoras é fundamental.

Segundo o pesquisador Paulo Júlio da Silva Neto, da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), "no levantamento realizado dos trabalhos sobre as plantas daninhas, observou-se que a região é imensa e o quantitativo de pesquisadores e instituições que trabalham com o levantamento de espécies de plantas daninhas, métodos de controle e novas descobertas é muito reduzido".

Para discutir diversos assuntos ligados às plantas daninhas, acontecerá em Belém-PA entre 20 e 22 de novembro o I Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas. Estão confirmadas as presenças de pesquisadores do Chile, da Venezuela, da Colômbia e dos Estados Unidos, além de especialistas de várias instituições brasileiras.

O público-alvo do simpósio é formado por pesquisadores, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais e outros profissionais ligados ao meio rural. O local das discussões é o auditório da Faepa (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado do Pará), que fica na Travessa Dr. Morais, nº 21 / 7º e 8º andares. Para mais informações, o contato é o pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) Antônio Pedro de Souza Filho, coordenador-geral do evento, no (91) 3204-1251 ou no apedro@cpatu.embrapa.br. No endereço http://www.sbcpd.org/2_Folder_Programa_simposio.pdf, também há outras informações.

O evento tem como instituição promotora a SBCPD (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas). São parceiros na realização a Embrapa Amazônia Oriental, a Embrapa Milho e Sorgo, a Faepa, a Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), a Sagri (Secretaria da Agricultura do Estado do Pará), o Banco da Amazônia, a Adepara (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), a Funtec (Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia), a Funagri (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Agropecuário e Florestal da Amazônia) e a Dow AgroSciences.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267