Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dourados sedia seminário sobre milho safrinha



Devem ser produzidas, novamente, mais de 14 milhões de toneladas de milho safrinha em 2008
23/11/2007 09:48:47



Na última safra, foram produzidas em todo o país mais de 14,7 milhões de toneladas de milho safrinha. Para a safra 2008, a previsão feita em novembro pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é de que esse número caia um pouco, mas continue maior que 14,5 milhões de toneladas. Já se foi o tempo em que a safrinha, no caso do milho, era considerada uma safra menor ou até marginal. Hoje ela é vista por muitos produtores, sobretudo das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil, como uma segunda safra. Oportunidade para se obter ganhos financeiros, assim como na primeira e mais tradicional safra.

Em 2007, a produção do safrinha foi maior que 40% da produção do milho na safra normal. Para a próxima safra, ainda de acordo com a Conab, essa proporção cairá um pouco (para mais de 38%), mas continuará relevante. Para discutir melhor as oportunidades e as possibilidades oferecidas por essa cultura, acontecerá em Dourados-MS o IX Seminário Nacional de Milho Safrinha. O evento, marcado para o período entre 26 e 28 de novembro, deverá reunir mais de 250 participantes, entre pesquisadores, professores, extensionistas e outros profissionais ligados ao agronegócio.

"Consolidado como uma nova modalidade de cultivo em pequenas, médias e grandes propriedades, o milho safrinha rompe conceitos ortodoxos da sociedade por apresentar características próprias nas condições em que é cultivado. O cultivo de milho safrinha viabilizou o sistema de plantio direto na sucessão com soja e, hoje, o seu cultivo em consórcio com braquiária proporciona cobertura do solo necessária para estabilidade da sucessão", explica Gessi Ceccon, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e presidente da comissão organizadora do seminário.

A instituição promotora do evento é a ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo). De acordo com seu presidente Paulo César Magalhães, que também é pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), "o seminário está tomando uma importância muito grande, acompanhando a produção na safrinha. Devido à importância da safrinha para o Brasil, provavelmente dentro de pouco tempo o seminário tomará a forma de um congresso". Ele lembra que a entidade promove, a cada ano, um grande evento técnico-científico, intercalando o já tradicional Congresso Nacional de Milho e Sorgo ao Seminário de Milho Safrinha. Para 2008, por exemplo, está marcada para a cidade de Londrina-PR a 27ª edição do congresso.

Gessi explica que o seminário de Dourados, que acontecerá na sede do Sindicato Rural da cidade, "tem como tema central a estabilidade produtiva, através da discussão de assuntos de importância para a cultura, como a logística de transporte e armazenamento de grãos, os sistemas estáveis de produção, os parâmetros de sanidade e qualidade de grãos". Foram aprovados 45 trabalhos técnico-científicos para a sessão de pôsteres. Entre os temas das palestras, estão as expectativas para o milho safrinha na economia global, os sistemas regionais predominantes de cultivo, a biotecnologia e o desenvolvimento do milho em condições de safrinha e a produção de milho safrinha com integração lavoura-pecuária.

Além da ABMS como promotora, o seminário tem como realizadora a Embrapa Agropecuária Oeste. A Embrapa Milho e Sorgo, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a AEA-Gran (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados), a AEA-MS (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso do Sul), o GPP (Grupo Plantio na Palha) de Dourados, o Sindicato Rural da cidade e a Fundação MS são parceiras no evento, que terá ainda o apoio de empresas privadas sementeiras e de outras instituições. No endereço eletrônico www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha há mais informações, que também podem ser conseguidas pelo e-mail milhosafrinha@cpao.embrapa.br ou pelo telefone (67) 3425-5122, ramal 153. A programação está disponível em http://www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha/folder.pdf.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267