Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Milho safrinha poderá posicionar Brasil entre países líderes na cultura, prevêem especialistas



Para Alexandre, o momento é de buscar a liderança na exportação de soja, milho, carnes e leite
27/11/2007 13:28:04



A flexibilidade do sistema de produção agrícola no Brasil como alternativa para driblar os riscos que afetam a atividade foi abordada na manhã desta terça-feira, 27, pelo engenheiro agrônomo e professor de Economia Agrícola da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Alexandre Lahoz Mendonça de Barros, no IX Seminário Nacional de Milho Safrinha que acontece esta semana em Dourados-MS. Para ele, a segunda safra de milho no Brasil determinará a possibilidade de segunda renda para os produtores rurais e será o principal fator para a ampliação do sistema produtivo, flexibilidade ausente na maioria dos países de clima temperado.

“Talvez o milho safrinha seja uma das poucas oportunidades de o produtor atender às novas demandas que atingem o mercado de grãos. Presenciamos um momento com possibilidades reais de buscarmos a liderança na exportação de soja, milho, carnes e leite. Com o aumento dessa demanda, com essa nova dinâmica, abre-se uma oportunidade excelente para o milho safrinha engajar-se nesse contexto”, pondera o economista. “O Brasil é um dos poucos países do mundo que possui condições de ampliar o sistema produtivo”, completa. Outro diferencial marcante, continua Mendonça, é o equilíbrio entre os sistemas produtivos da estrutura produtiva brasileira: “o ano todo temos condições de produzirmos soja, milho e pastagem”.

Para lidar com os riscos que afetam a atividade agrícola, como quebras de safra, preço, câmbio e a questão sanitária, o economista sugere que o produtor rural precisa diluir estes fatores com a flexibilidade que o sistema produtivo permite. “É por isso que o milho safrinha é um componente importante para atenuar esses riscos e constitui-se em uma excelente alternativa de renda. As atividades de pesquisa precisam avançar para otimizar tal modelo”, adianta. Neste contexto, Mendonça reforça o potencial que o Brasil tem para ultrapassar a produção agrícola de países que ocupam as primeiras posições, como Estados Unidos, China e Índia. “Enquanto o Brasil produziu pouco mais de 122 milhões de toneladas de grãos e cereais em 2006, os Estados Unidos lideraram com quase 423 milhões de toneladas. A China chegou às 401 milhões de toneladas”, pondera.

PERSPECTIVAS – A importância da segunda safra do milho norteou as discussões durante a abertura do IX Seminário Nacional de Milho Safrinha na noite da última segunda-feira, 26, em Dourados-MS. “A produção de milho atingiu recordes na última safra devido aos esforços que estão sendo feitos em prol do milho safrinha”, disse Vera Maria Carvalho Alves, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). “Não nos interessa picos de produção na safrinha. Devemos pensar em atingir a estabilidade produtiva, com foco no desenvolvimento sustentável e na preservação ambiental. É nosso dever oferecermos condições para que a produção seja estável”, afirmou Mário Urchei, chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS). Para Paulo César Magalhães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo e presidente da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo), entidade promotora do evento, os desafios impostos pela cultura – por ser plantada fora de época, principalmente – começam a ser vencidos para que a prática seja consolidada ainda mais como alternativa de renda para os produtores rurais.

SEMINÁRIO – O IX Seminário Nacional de Milho Safrinha é uma promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (AEAGRAN), Grupo Plantio na Palha (GPP), Sindicato Rural da cidade e Embrapa Milho e Sorgo, com apoio de diversas empresas de sementes e outras instituições. Mais informações: (67) 3425-5122 e www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123 / (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

Contatos no IX Seminário Nacional de Milho Safrinha:

Dalízia Aguiar
Jornalista da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados-MS
dalizia@cpao.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

Guilherme Viana
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo – Sete Lagoas-MG
gfviana@cnpms.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267