Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Brasil pode estar às portas de um apagão de logística



As unidades de armazenamento não acompanharam a evolução da fronteira agrícola nacional
29/11/2007 08:10:55



Nos próximos anos, o Brasil pode sofrer um apagão da logística ou uma crise de abundância: é o que visiona a assessora e engenheira econômica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Denise Deckers, durante o IX Seminário Nacional de Milho Safrinha, que acontece em Dourados-MS.

Os dados apresentados pela especialista evidenciam esta possibilidade. O cadastro da Conab registra a produção de 123,3 milhões de toneladas de grãos, distribuídas em 16.557 unidades, em que 78% estão em armazéns graneleiros e os demais em convencionais. Entretanto, a estimativa de safra 2007/2008 da Companhia marca 135,5 milhões de toneladas, apontando uma defasagem de 9%. Além disso, os números demonstram uma incoerência quanto à localização das unidades, “que não acompanharam a evolução da fronteira agrícola”, lamenta. “Apesar do volume produzido no campo impulsionar a economia nacional, ele pode levar o país a um estrangulamento de armazenagem e escoamento”, alerta Denise Deckers.

Os principais centros de armazenagem estão localizados nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, concentrando 92% da capacidade total cadastrada, com déficit de armazéns na casa de 13% para a região Sul e 5,5%, Centro-Oeste. O saldo positivo do Sudeste, 25,1%, não deve ser considerado um caso de sucesso, já que no estado de São Paulo, por exemplo, as condições de armazenagem são precárias e convencionais.

Outro fator que colabora com este cenário é a localização das unidades, ainda concentradas na zona urbana, com 47%, mas com fortes migrações para a rural devido às legislações ambientais. Desta forma, por meio de programas do Governo Federal os produtores são incentivados, com linhas de financiamento, a construírem armazéns em suas propriedades. Para o agricultor, de acordo com Denise, só há vantagens, como possibilidade de espera pela melhor época para comercialização, diminuição do impacto dos custos de frete e redução da concorrência existente na zona urbana. Para o país, a fixação do homem no campo é solidificada.

Sistema de Certificação – buscando amenizar esses fatores, foi aprovada e instituída a Lei no 9.973/2000, na qual, a partir de janeiro de 2009, será implantado o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que terá como objetivo fortalecer a relação do setor armazenador com o produtivo e a sociedade, aumentando o profissionalismo e reduzindo perdas, “ou seja, não poderá haver mais armazém sem acompanhamento, registro e certificação. Será um programa de qualificação”, explica.

Transporte – porém, as possíveis mudanças previstas pelo sistema de certificação podem não surtir efeito, caso o Brasil não altere sua matriz de transporte de grãos, predominantemente rodoviária (97%), modelo aconselhado, segundo técnicos, para distâncias inferiores a 500 km. No país, a distância média do porto varia entre 1.000 e 1.500 km e somente 2% da produção nacional é escoada em hidrovias.

“O frete hidroviário é 58% mais barato que o rodoviário. Esse, além de oneroso, causa o esgotamento das malhas, já com problemas em 73,9% delas, com riscos altíssimos de perdas de safra e prejuízos para os caminhoneiros, expostos a condições subumanas de trabalho”. Para minimizar esta perspectiva é preciso “utilizar corredores estratégicos e multimodais. Não é uma teoria nova, mas infelizmente ainda não foi colocada em prática”, reforça a engenheira.

As sugestões para interromper esta tendência de apagão logístico, fornecidas por Denise, são: ampliação da capacidade estática em 20% acima da produção, no mínimo; flexibilização dos recursos do Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem; incentivo na competitividade internacional e inter-regional; barateamento dos custos de transporte, passando, fundamentalmente, pela alteração da matriz; utilização de hidrovias e ferrovias, maximizando a multimodalidade; melhor planejamento do transporte e maior integração entre as instituições governamentais e entidades de classes.

Seminário - O IX Seminário Nacional de Milho Safrinha é uma promoção da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), com realização da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (AEAGRAN), Grupo Plantio na Palha (GPP), Sindicato Rural da cidade e Embrapa Milho e Sorgo, com apoio de diversas empresas de sementes e outras instituições. Mais informações: (67) 3425-5122 e www.cpao.embrapa.br/milhosafrinha .

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS)
www.cpao.embrapa.br
Área de Comunicação e Transferência
Tel.: (67) 3425-5122
E-mail: dalizia@cpao.embrapa.br

Contatos no IX Seminário Nacional de Milho Safrinha:

Dalízia Aguiar
Jornalista da Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados-MS
dalizia@cpao.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

Guilherme Viana
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo – Sete Lagoas-MG
gfviana@cnpms.embrapa.br / (67) 3425-5122, ramal 106 / (67) 3424-5788 / (67) 9942-3787

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267