Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dia de campo e curso no Norte de Minas abordam a cultura do minimilho



O minimilho pode ser colhido até em 45 dias, conforme a época do ano
3/12/2007 15:51:25



Acontecem nesta quarta-feira (5 de dezembro) em Mocambinho, Norte de Minas, dia de campo e curso sobre minimilho. A expectativa é de que participem cerca de 50 pessoas, sendo a maior parte extensionistas da Emater-MG. O dia de campo terá três estações técnicas. Na primeira delas, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Israel Alexandre Pereira Filho abordará o manejo cultural do minimilho. Logo depois, o pesquisador da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) Carlos Juliano Brant Albuquerque falará sobre aproveitamento dos restos culturais do minimilho na alimentação animal. E o tema "Mercado para o minimilho e sua importância para a agricultura familiar" será abordado pelo extensionista da Emater-MG Maurício Eduardo Martoni.

O minimilho é considerado uma hortaliça devido ao tempo gasto entre o plantio e a colheita. No verão, ele pode ser colhido em até 45 dias, conforme a precocidade da cultivar utilizada. Já nos meses de inverno, mesmo usando cultivares precoces, esse período aumenta para até 70 dias. A cultura pode ser cultivada tanto no sistema tradicional como no sistema de plantio direto. Este último é mais recomendado, inclusive porque o próprio minimilho produz a palhada, principal característica do plantio direto.

A principal diferença no manejo do minimilho em relação ao milho para grão é quanto à densidade de semeadura. No caso do minimilho, dependendo da cultivar utilizada pelo produtor, essa densidade chega a ser até três vezes maior que a densidade usada no plantio do milho para grão. Já o espaçamento é, basicamente, o mesmo nas duas culturas. Para ter apelo comercial, o minimilho deve ter entre 4 e 12 cm de comprimento e entre 1 e 1,8 cm de diâmetro e deve ser armazenado, sob refrigeração, em temperatura entre 5 e 10° C.

Na parte da manhã, acontecerá o dia de campo sobre minimilho. À tarde, a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Valéria Queiroz coordenará um curso sobre processamento mínimo da cultura. Com elevado teor de fibras e baixos teores de gorduras, de proteínas e de sódio, o minimilho é uma alternativa para a alimentação diária, sobretudo para as pessoas que têm hipertensão e problemas com prisão de ventre ou, ainda, usam dieta com restrição calórica.

Depois de retirados a palha e os cabelos das espiguetas, elas devem ser lavadas em água corrente, cozidas em vapor ou em água fervente por 5 min ou até que fiquem macias. Além desse preparo, o minimilho pode ser consumido na forma fresca, sem tratamento térmico prévio, o que deixa as espiguetas mais crocantes. Ainda há, no mercado, a opção de consumo do minimilho em forma de conserva do tipo picles.

SERVIÇO

Dia de campo sobre minimilho
Local: Sítio São Francisco (Sistema 6, lote 33), Mocambinho, município de Jaíba-MG
Data: 5 de dezembro de 2007
Horário: das 8h às 11:30h (além das estações técnicas, o produtor Sirineu Rodrigues contará sua experiência com o cultivo do minimilho)
Realização: Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG e Epamig

Curso sobre processamento mínimo de minimilho
Local: Mocambinho
Data: 5 de dezembro de 2007
Horário: das 14h às 18h
Coordenação: ANT (Área de Negócios Tecnológicos) da Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG e Epamig

Circular técnica com o nome "Manejo cultural de minimilho", editada pela Embrapa Milho e Sorgo, está disponível gratuitamente no endereço http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/publica/circul07.pdf.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267