Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo mostrará cultivares e dará curso de minimilho no Show Rural 2008



O evento é um dos principais ligados ao agronegócio brasileiro
7/1/2008 14:21:15



Durante o próximo Show Rural Coopavel, marcado para o período entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2008, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará dez cultivares já lançadas e outras dez que estão em fase de pré-lançamento.

Entre as cultivares de milho, há quatro híbridos simples (BRS 1010, BRS 1015, BRS 1030 e BRS 1035), um híbrido triplo (BRS 3060) e um híbrido duplo (BRS 2020). Além deles, serão mostrados dois híbridos de sorgo granífero (BRS 308 e BRS 310) e dois híbridos de sorgo forrageiro (BRS 610 e BRS 800).

O BRS 1010 é adaptado às regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, ao norte do Paraná, ao sudoeste da Bahia e ao sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Além de boa sanidade (é resistente à Phaeospheria e moderadamente resistente à mancha de Cercospora), tem alto potencial produtivo.

Já o BRS 1015 foi desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS). Seu plantio é restrito à safra normal dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e do sul do Paraná.

O BRS 1030 é recomendado às regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, além do norte paranaense e do sudoeste baiano. Tanto em ambientes acima como abaixo dos 700 m de altitude (quando, tradicionalmente, há queda na produtividade do milho), ele tem mostrado alta produtividade.

A mesma boa resposta, tanto acima como abaixo dos 700 m de altitude, tem tido o BRS 1035, que apresenta ainda ótimo empalhamento. A área de recomendação é formada pelas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Meio-Norte do Brasil.

O híbrido triplo BRS 3060 tem bom nível de resistência às principais pragas e doenças que atacam o milho. Outra característica importante é a maior eficiência na utilização de fósforo, o que acaba resultando em uma potencial alta estabilidade produtiva.

Recomendado para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, os estados da Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão e o norte paranaense, o BRS 2020 é um híbrido duplo e tem ciclo precoce.

Sorgo - O BRS 308 tem boa capacidade de rebrota e alta resistência a três das principais doenças que atacam o sorgo: a antracnose, a cercosporiose e a helmintosporiose. É um híbrido de sorgo granífero indicado para o sistema de sucessão ou safrinha das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Já o BRS 310, também híbrido de sorgo granífero, tem mostrado alto potencial de rendimento de grãos e adaptabilidade a ambientes considerados desfavoráveis. Ele é recomendado para as regiões Sudeste e Centro-Oeste nos plantios de sucessão a culturas de verão e o Nordeste no inverno chuvoso.

Já o BRS 610 é um híbrido forrageiro de sorgo e apresenta boa produtividade de matéria seca e excelente sanidade foliar. A alta digestibilidade de matéria seca confere qualidade à silagem feita com o BRS 610, que é recomendado para plantio na safra de verão das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O BRS 800 é um híbrido de sorgo indicado para corte e pastejo e sua forragem tem alto valor nutritivo. A Embrapa recomenda seu plantio seguindo a escala: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná entre setembro e janeiro; norte e sudeste paranaenses entre setembro e fevereiro; norte de Minas Gerais e Nordeste do Brasil durante todo o ano.

Curso - A Embrapa Milho e Sorgo ofertará um curso sobre processamento de minimilho. Considerado uma hortaliça, o minimilho pode ser colhido no verão até em 45 dias, conforme a precocidade da cultivar usada. No inverno, mesmo com cultivares precoces, esse tempo chega até a cerca de 70 dias.

A principal diferença entre o minimilho e o milho para grão é a densidade de semeadura. No caso do minimilho, essa semeadura pode ser até três vezes maior que a utilizada no milho para grão. O espaçamento é basicamente o mesmo nas duas utilizações do milho.

Para ter apelo comercial, o minimilho deve possuir entre 4 e 12 cm de comprimento e entre 1 e 8 cm de diâmetro. Quanto ao armazenamento, deve acontecer sob refrigeração em temperatura entre 5 e 10° C. Estas e outras peculiaridades do minimilho serão mostradas durante o curso em Cascavel.



Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267