Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Pesquisa investiga emissão de dióxido de carbono em lavouras de milho



Os resultados da pesquisa devem ajudar o produtor rural em seu dia-a-dia
7/4/2008 08:39:51



Entender e quantificar a contribuição da cultura do milho na emissão de CO2, o dióxido de carbono, um dos gases que mais contribui para o efeito estufa. Em poucas palavras, este pode ser considerado o principal objetivo de trabalho que vem sendo desenvolvido na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) por dois estudantes de doutorado da UFV (Universidade Federal de Viçosa).

Com o nome "Balanço de energia e CO2 na cultura do milho: medições de campo e estimativas via satélite", a pesquisa busca entender a contribuição do milho no balanço do gás entre solo e atmosfera e quantificar o tamanho e as variações dos fluxos de CO2. "Outro aspecto é o suporte com dados para pesquisas futuras, as quais necessitarão de dados experimentais para estudos com modelos diversos que possam avaliar a contribuição do cultivo comercial para as atuais mudanças climáticas e vice-versa", acrescenta Vanda Andrade, aluna da UFV.

A pesquisa é pioneira no Brasil. Outros trabalhos semelhantes já foram realizados em florestas e em cana-de-açúcar. Mas com o milho é o primeiro. Esse tipo de pesquisa, na opinião dos envolvidos no trabalho, posiciona o Brasil entre os grandes países comprometidos com as questões climáticas e mostra que o país tem estudado solucionar questões agrícolas ligadas ao tema das mudanças climáticas. Na pesquisa, estão sendo utilizados os mesmos equipamentos e as mesmas técnicas que pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos usam.

Até o momento, foram coletados dados de fluxos de dióxido de carbono, calor latente e calor sensível, além dos componentes micrometeorológicos em um pivô de irrigação com 36 hectares de milho. É um plantio preliminar e está programada repetição do ensaio experimental. Ao final do trabalho, a expectativa é de que seja possível ajudar o produtor rural a tomar decisões importantes como a data mais indicada para plantio, o manejo cultural mais apropriado e a utilização de irrigação.

Além de Vanda Andrade, o estudante de doutorado Marcos Silva participa da pesquisa. A coordenação está a cargo do professor José Maria Nogueira da Costa, da UFV, e são co-orientadores do trabalho os pesquisadores Williams Ferreira e Luiz Marcelo Sans, ambos da Embrapa Milho e Sorgo. Para Williams, "a pesquisa que está sendo feita coloca a cultura do milho, que é de grande importância para o país, em posição privilegiada em termos de conhecimento em comparação com outras culturas agrícolas". Além de ajudar, futuramente, os produtores rurais na tomada de decisões, os resultados poderão nortear a política agrícola do governo brasileiro.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267