Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Semana de Integração Tecnológica: seminário debate desenvolvimento regional e inovação tecnológica



Dias de campo, cursos e oficinas vão até a próxima sexta-feira
13/5/2008 16:45:10



Novas oportunidades e tecnologias voltadas para a geração de negócios, iniciativas de estímulo ao desenvolvimento regional, agentes do processo de inovação tecnológica, o processo de transferência entre o conhecimento científico e o mercado e a experiência da Embrapa no processo de incubação de empresas. Estes são alguns dos temas que serão abordados durante o seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio, evento que acontece na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) na próxima quinta-feira, 15, dentro da programação da Semana de Integração Tecnológica (SIT).

O seminário trará palestrantes de instituições renomadas nos temas em discussão, como Fundação Biominas, Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa). Além das palestras, uma mostra, feita por instituições de pesquisa, apresentará tecnologias para a geração de negócios (veja programação completa ao final da matéria).

SIT – Aberta na última segunda-feira, 12, a Semana de Integração Tecnológica tem reforçado a vocação que o estado de Minas Gerais tem para inovação, ciência e tecnologia. Resultado de uma parceria entre a pesquisa e a extensão – Embrapa Milho e Sorgo, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) – a abertura do evento foi marcada por reflexões dos representantes das três instituições. “A SIT tem um grande significado em consolidar a união entre empresas da pesquisa e da extensão, discurso às vezes complicado de acontecer na prática. Com a iniciativa, estamos presenciando a consolidação deste objetivo”, disse a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves.

O presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, enfatizou os investimentos que o Governo do Estado tem feito em ciência e em tecnologia e os resultados já alcançados, como a revitalização da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e da própria Epamig. “Minas é o segundo Estado brasileiro que mais investe no setor. Estamos vivendo uma nova etapa e temos que aproveitar este momento, gerando mais resultados de pesquisa”, disse. O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, que representou, na cerimônia, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, reforçou a importância da valorização das reais demandas do produtor rural para que a pesquisa possa avançar nestes segmentos.

PROGRAMAÇÃO – A Semana de Integração Tecnológica traz até a próxima sexta-feira, 16, dias de campo, demonstrações, cursos e oficinas sobre temas não apenas ligados às cadeias produtivas do milho e do sorgo, mas também com enfoque conservacionista e de interesse urbano, como plantas medicinais, artesanato e manejo de pomares. Abaixo, veja a programação do seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio.

Seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio
15 de maio (quinta-feira) – Inscrições pelo e-mail sit@cnpms.embrapa.br

9h30 – Abertura
10h – Iniciativas de Estímulo ao Desenvolvimento Regional pela Inovação
Palestras:
1) Desenvolvimento regional sustentável – Uma nova estratégia de negócio (Renato Claret Moreira – Banco do Brasil)
2) Pólo de excelência mineral e metalúrgico como instrumento de diversificação econômica regional (Renato Ribeiro Ciminelli – Gerente do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais)
3) Programa de Incentivo à Inovação e Sistema Mineiro de Inovação (Evaldo Ferreira Vilela – secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais)

11h20 – Debates

11h45 – Almoço

13h30 – Agentes do Processo de Inovação Tecnológica
Palestras:
1) Desenvolvimento de pesquisa com potencial de geração de negócios (Rochel Montero Lago – Professor da UFMG)
2) Promoção de negócios em biotecnologia (Fernando Batista Pereira – Fundação Biominas)
3) Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio: A experiência da Embrapa através da incubação de empresas (José Manuel Cabral de Sousa Dias – chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Brasília-DF)
4) O papel das Fundações de Apoio à Pesquisa na transferência de conhecimento científico para o mercado (Gerson Fabio Paz da Silva – gerente de Negócios e Oportunidades da Fundep)

16h – Debates

16h30 – Encerramento

Durante o seminário, haverá uma mostra, feita por instituições de pesquisa, de tecnologias com potencial de geração de negócios:
Tecnologias – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF):
1) Produção de cogumelos comestíveis e medicinais
2) Feromônios (Controle biológico da praga da soja)
3) Sistema de produção de mudas via biorreatores (Biofábricas)

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267