Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Super Agro 2008 mostra força de Minas no agronegócio



Governador de Minas, Aécio Neves, reforçou que é possível avançar na produção de etanol e aumentar a produtividade da agricultura no Estado
6/6/2008 11:42:44



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, até o próximo dia 08 de junho, domingo, da Super Agro 2008, maior e mais diversificado evento do agronegócio mineiro. Em sua quarta edição, a feira traz como novidades este ano a participação de novos fornecedores de produtos agropecuários, como sementes para pastagens, fertilizantes e defensivos agrícolas, equipamentos para irrigação, biotecnologia e softwares para atividades agropecuárias. O objetivo, segundo os organizadores, é divulgar um leque cada vez maior e mais expressivo dos produtos do agronegócio de Minas.

A expansão da atividade em Minas Gerais - o setor representa 30% do PIB do Estado e 11% do PIB nacional - marcou os discursos das autoridades durante a abertura do evento na última quinta-feira, 05. Segundo o governador de Minas, Aécio Neves, as exportações do segmento de janeiro a abril deste ano superaram em 8% o volume registrado no mesmo período de 2007, gerando uma receita de US$ 1,6 bilhão. Parte deste faturamento, segundo ele, foi estimulado pelo recorde na safra de grãos, que deve chegar às 10 milhões de toneladas. "Minas já é o segundo estado brasileiro que mais produz milho", ressaltou.

E o governador reforçou que as áreas usadas no país e em Minas para a produção dos biocombustíveis "não vão competir, em hipótese alguma, com as áreas destinadas à produção de alimentos". "Essa é a grande discussão da atualidade. Será que o etanol é incompatível com a produção de alimentos porque diminui as áreas plantadas? Estamos mostrando que é possível, com planejamento, avançar na produção do etanol, ao mesmo tempo em que temos aumentado não apenas as áreas plantadas, mas a produtividade da agricultura em Minas", disse.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, apresentou discurso semelhante. "Minas tem um papel importante na safra recorde brasileira de alimentos e de etanol". O presidente da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), Roberto Simões, destacou o potencial que o Brasil tem de expandir a produção de alimentos e biocombustíveis, sem a abertura de novas áreas. "Temos tecnologia para isso, como a integração lavoura-pecuária-floresta, e a oportunidade deve ser percebida pelo governo. Oportunidades infinitas estão se abrindo para o Brasil e para Minas", defendeu.

EMBRAPA - A integração lavoura-pecuária-floresta, tecnologia que permite a recuperação de áreas degradadas e um uso mais eficiente do solo e que pode ajudar a ampliação da produção agrícola sem a abertura de novas áreas para plantio, está sendo apresentada pela Embrapa Milho e Sorgo em seu estande. Outros trabalhos, como o artesanato feito por comunidades de Diamantina-MG com a palha de milho e o controle biológico de pragas, também podem ser vistos no local.

O estande, que também reúne tecnologias da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), ainda oferece aos visitantes o serviço de venda de publicações da Empresa. A Super Agro 2008 acontece no Complexo Expominas em Belo Horizonte-MG e é uma realização conjunta do governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), com a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Sebrae Minas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Confira as atrações e os horários de visitação na home page do evento: http://www.superagronet.com/index.htm .

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267