Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Deputados federais mineiros visitam unidade da Embrapa



Paulo Piau (à esquerda) foi um deputados que esteve em Sete Lagoas
12/6/2008 17:42:59



Dois deputados federais mineiros visitaram nesta quinta, 12 de junho, a Embrapa Milho e Sorgo. O objetivo de Virgílio Guimarães, do PT, e Paulo Piau, do PMDB, foi conhecer melhor a unidade de pesquisa da Embrapa que fica em Sete Lagoas-MG e, principalmente, saber das demandas da empresa sobretudo no que se refere a maiores aportes financeiros. Virgílio é líder da bancada mineira na Câmara dos Deputados e Paulo Piau é presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesquisa Brasileira.

O diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França destacou, durante a visita, a importância que o mundo está atribuindo ao Brasil neste momento e, seguindo o raciocínio, a importância da empresa no atual cenário nacional. Ele lembrou também a necessidade de se dobrar a produção brasileira de milho para atender a parte da demanda internacional por alimento e por produção de matéria-prima energética: "o amarelo do milho vai ser, de fato, ouro". A força do outro produto agrícola pesquisado na unidade da Embrapa de Sete Lagoas, o sorgo, também foi lembrada pelo diretor. Segundo ele, "a Embrapa Milho e Sorgo está em uma situação em que seus dois produtos serão determinantes para o sucesso do Brasil".

A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Alves mostrou os principais resultados que a unidade conseguiu nos últimos anos em termos de pesquisa. Ela destacou o aumento da produtividade que o milho teve no Brasil desde a criação da Embrapa e a contribuição da empresa nesse sentido. De uma média de 1.632 kg/ha na safra 1976/1977, o milho subiu para uma média, em 2007/2008, de 4.132 kg/ha. Sobre o sorgo, Vera considera a cultura "bastante promissora devido à sua maior rusticidade em relação ao milho". Entre as várias áreas de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo, a chefe-geral citou a criação e a manutenção de três BAGs (Bancos Ativos de Germoplasma), que hoje têm cerca de 7.400 acessos de sorgo, 3.700 de milho e 1.700 de milheto, e o melhoramento genético que, na sua visão, "contribuiu para a mudança da base genética do Brasil, influenciando a pesquisa inclusive nas empresas privadas".

Vera mostrou também as dificuldades pelas quais a unidade tem passado. Segundo ela, a limitação orçamentária, a obsolescência da estrutura física, o engessamento institucional, a limitação de pessoal e dificuldades na importação de reagentes, materiais e equipamentos são os grandes problemas que a Embrapa Milho e Sorgo enfrenta. Para amenizar esta situação, ela solicitou aos deputados empenho para que principalmente a questão de orçamento seja melhorada: "o pouco investimento que tem sido feito na empresa nos deixa numa situação de fragilidade extremamente grande", completou.

O deputado Virgílio Guimarães concorda em que é preciso uma mudança para dar mais agilidade à Embrapa. "O apoio à empresa faz parte da busca da soberania nacional", disse ele, afirmando que cada vez mais esta soberania está ligada ao domínio do conhecimento, inclusive o ligado à agricultura. Paulo Piau destacou que, no Congresso Nacional, a Embrapa sempre recebe elogios dos parlamentares, independente de partido político. No entanto, o deputado citou a diferença de tratamento entre ministérios: "o da Agricultura deveria ser responsável pelo fortalecimento dessa atividade. Hoje, o ministério é relegado".

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267