Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa e programa internacional buscam cultivares tolerantes à seca



Diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França participa do evento
18/6/2008 10:44:28



A seleção de cereais, como o milho, o sorgo, o arroz e o trigo, e legumes (feijão comum e o caupi) mais resistentes à seca e a avaliação de projetos desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com o Generation Challenge Programme, programa internacional que congrega uma rede de parceiros com o objetivo de otimizar a produtividade das culturas em ambientes propensos a estresses hídricos, são os objetivos do workshop que está sendo realizado esta semana na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Envolvendo representantes do programa internacional, pesquisadores de diversas Unidades da Embrapa e o diretor-executivo da Embrapa José Geraldo Eugênio de França, o evento marca a apresentação de resultados de pesquisa que possam contribuir para a melhoria da agricultura nas regiões mais pobres do planeta, como a África, e a seleção de cultivares mais resistentes à seca. "Temos a expectativa que a participação da Embrapa no programa qualifique a instituição a ter projetos mais dirigidos a estresses hídricos e a temperaturas elevadas em face do cenário de aquecimento global", descreve o diretor-executivo da Empresa.

Segundo ele, a Embrapa é uma das instituições líderes componentes da rede do Generation Challenge Programme. A identificação de genes que conferem tolerância à seca em cultivares de milho e sorgo, linhas de pesquisa da Unidade da Embrapa que sedia o workshop, é um dos principais desafios no desenvolvimento de materiais genéticos. De acordo com o pesquisador Reinaldo Lúcio Gomide e líder do projeto "Fenotipagem para Tolerância à Seca de Cereais e Legumes", a seleção de germoplasmas adaptados às condições de estresse hídrico é um dos primeiros passos para o desenvolvimento de cultivares promissoras.

"Os ambientes para a condução desses estudos foram selecionados em regiões com distintas condições edafoclimáticas e com uma estação seca bem definida. O projeto buscou estabelecer uma rede científica de pesquisa e serviço, com um modelo de pesquisa de fenotipagem visando à investigação de genótipos de cereais e legumes tolerantes a seca", explica Gomide. Outra vertente do Generation Challenge Programme é a identificação de cultivares tolerantes ao alumínio, uma das principais características dos solos ácidos, grande entrave para a expansão da agricultura tanto no Brasil como em países beneficiados pelo projeto.

RESULTADOS - A Embrapa Milho e Sorgo começou a identificar cultivares promissores à tolerância ao alumínio e à escassez de água há mais de 30 anos. No caso do sorgo, em 2007 foi identificado e clonado um gene - denominado AltSB - que confere tolerância ao cereal à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo. Pesquisadores descobriram que o gene AltSB tem sua maior expressividade no ápice das raízes do sorgo, onde há maior concentração de ácidos orgânicos, e atua formando uma espécie de barreira que impede que o alumínio nocivo penetre na planta. Daí a tolerância.

Os benefícios da identificação e clonagem do gene serão uma maior absorção dos nutrientes pelas raízes, como o fósforo, e um maior aprofundamento do sistema radicular da planta, já que o alumínio inibe este crescimento. "Regiões de seca, consequentemente, serão beneficiadas. A clonagem do gene permitirá maior produção, produtividade e uma maior segurança alimentar nessas regiões", diz o pesquisador Jurandir Vieira Magalhães, um dos coordenadores da pesquisa. A equipe vem atuando no processo de multiplicação do gene AltSB e na busca de definição de métodos de utilização, seja por transgenia ou por técnicas genômicas.

Conheça mais sobre o Generation Challenge Programme clicando aqui: http://www.generationcp.org/index.php . Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267