Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Região Central mineira mostra potencialidade para o milho



Centenas de pessoas, incluindo produtores rurais, conferiram a divulgação dos resultados do concurso
20/6/2008 15:43:14



Foram divulgados nesta sexta-feira, 20 de junho, os resultados do concurso de produtividade de milho da região Central de Minas Gerais. Na categoria "agricultor familiar - grão", Alberto Valney Alves da Silva, de Matozinhos, venceu com 12.960 kg/ha; em "agricultor familiar - silagem", o campeão foi Mauro Alves Ferreira, de Esmeraldas, com 25.095 kg de matéria seca/ha; na categoria "agricultor empresarial - silagem", quem ganhou foi Sebastião Cabral Filho, de Baldim, com 21.578 kg de matéria seca/ha; e na categoria "jovem rural - grão", novidade desta edição, o campeão foi Thiago Junio Moreira Cota Cruz, de Funilândia, com 10.426 kg/ha.

O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) José Carlos Cruz avaliou os resultados do concurso. Segundo ele, este tipo de ação, coordenada pela extensão rural, é importante porque permite a troca de experiências entre os produtores rurais. José Carlos afirmou que o tipo de semente que predomina na região Central do estado é o híbrido duplo; diferentemente da maior parte do país, onde os híbridos simples (mais produtivos, mas que têm semente mais cara) são a maioria. Ele mostrou o alto potencial produtivo para o milho na região, afirmando que, em relação ao concurso anterior, aumentou nesta edição a porcentagem de produtores que obtiveram mais de 10 toneladas por hectare.

O pesquisador da Epamig José Joaquim Ferreira falou sobre qualidade da silagem de milho. Segundo ele, o ponto ideal de colheita do milho para este fim é quando ele está com 30% a 35% de matéria seca. Uma das formas de o produtor saber esta porcentagem é observando, visualmente, o grão de milho, que não deve estar nem leitoso nem duro. Encontrar o ponto correto de colheita é importante porque, se colhido antes, o milho ainda não terá enchido seus grãos e, portanto, não tem ainda a quantidade ideal de amido.

Sólon Viana, da Santa Helena Sementes, lembrou que, antes de qualquer coisa, o produtor deve fazer uma análise do solo de sua propriedade. Baseado nos resultados da análise, o produtor tem melhores condições de planejar sua lavoura. Entre os cuidados no plantio, estão o adequado preparo do solo, o uso correto de discos e anéis na plantadeira, a regulagem adequada da quantidade de adubo a ser aplicado e a profundidade em que a semente deve ser plantada - o indicado é entre 3 e 5 cm.

Já José Lourenço, da Bayer CropScience, lembrou a importância do tratamento adequado da semente e, sobretudo, da segurança ao se executar esta técnica. Segundo ele, o tratamento de sementes adia a necessidade de pulverização e, em alguns casos, o produtor chega a economizar uma aplicação. José Lourenço disse ainda que o manejo de pragas é outro fator a que o produtor deve ficar atento, não deixando passar a hora ideal de executá-lo.

Walfrido Albernaz, da Emater da região de Sete Lagoas, afirmou que vale a pena o produtor investir na cultura do milho, cujo mercado tem demandado mais produção. Ele comparou os resultados do concurso com a média da produtividade da região, que gira em torno de 4.000 kg/ha. Sobre os números do concurso, Walfrido disse que a participação aumentou a cada edição: dos 20 iniciais (na safra 2005/2006), a quantidade de produtores passou para 87 na segunda edição (safra 2006/2007) e, nesta terceira, chegou a 113. Deste total, 83 são agricultores familiares e 30 são considerados empresariais. Participaram produtores de 17 municípios da região de Sete Lagoas. A divulgação dos resultados aconteceu no auditório do Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário), em Pedro Leopoldo.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267