Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Integração lavoura-pecuária-floresta: tecnologias da Embrapa serão reunidas em documento inédito



Representantes das 17 Unidades da Embrapa estão reunidos em Sete Lagoas-MG
24/6/2008 15:43:50



Qual a visão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) sobre as potencialidades e aplicações do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta? Quais as expectativas da sociedade sobre a tecnologia? Para responder a estas e outras perguntas, pesquisadores e analistas de 17 das 25 Unidades da Empresa envolvidas no projeto estão reunidos na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) até a próxima quinta-feira, 26. O objetivo é a produção, até o final deste ano, de um documento oficial da Embrapa sobre as tecnologias que possam contribuir para sistemas integrados entre lavoura, pecuária e floresta.

O projeto "Transferência de Tecnologias para Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta" propõe a recuperação de pastagens em degradação e de áreas de lavouras com problemas de produtividade e sustentabilidade, utilizando como alternativas sistemas integrados, além de buscar a elevação dos índices de produtividade e oferecer sustentabilidade às áreas recuperadas. "Precisamos reunir os resultados de pesquisa já alcançados e, em um segundo momento, levar este documento à sociedade para conheceremos suas expectativas", explica Alexandre Barcelos, pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF).

O encontro foi denominado pelos organizadores como marco referencial em integração lavoura-pecuária-floresta, onde o principal desafio imposto ao grupo de pesquisadores é organizar as informações sobre estas tecnologias. Desta forma, conceitos que vinham sendo trabalhados por pesquisadores de Unidades localizadas em diferentes ecossistemas, como os sistemas agroflorestais e agrossilvipastoris, serão reunidos em busca de um debate conceitual e consolidados em estratégias metodológicas de P, D&I em integração lavoura-pecuária-floresta.

Grupos irão trabalhar também em aspectos como evolução e estado da arte da tecnologia, assim como em problemas conjunturais: entraves culturais e econômicos para sua adoção, estudos de caso, desafios e diretrizes da Embrapa, considerando as novas demandas para a pesquisa, como os biocombustíveis, além das políticas públicas em integração lavoura-pecuária-floresta. A coordenação do evento é do pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF) e líder do projeto, Luiz Carlos Balbino.

DEFINIÇÕES - A integração lavoura-pecuária-floresta é definida como o planejamento, a execução e o controle da diversificação, da consorciação e da sucessão de atividades agropecuárias e agrossilvipastoris dentro da propriedade rural, com sustentabilidade social, econômica e ambiental. Defendida por pesquisadores e produtores que comprovaram na prática as vantagens da sinergia entre a consorciação de culturas agrícolas, seja para a produção de grãos, fibras ou energia e pastagens, os sistemas mistos de exploração que incluem espécies florestais permitem que o solo seja explorado de forma vantajosa, otimizando seu potencial produtivo, e com retorno econômico mais eficiente.

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267