Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo mostra, em seminário, pesquisas que podem ser aplicadas na África



Pedro Sanchez (ao centro) conhece tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo
28/7/2008 13:32:01



Tecnologias e resultados de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) com potencial para serem transferidos para o continente africano foram apresentados por pesquisadores e analistas da Unidade ao diretor do Programa de Agricultura Tropical da Universidade de Columbia em Nova Iorque, Pedro Sanchez, durante o seminário "Acréscimo Mundial de Alimentos e Revolução Verde na África", realizado na última sexta-feira, 25.

Sanchez, que recebeu em 2002 o The World Food Prize, o Prêmio Mundial da Alimentação, é também diretor da força-tarefa contra a fome do Projeto do Milênio, órgão consultivo das Nações Unidas, que trabalha diretamente com países em desenvolvimento com o objetivo de reverter o quadro de pobreza, fome e doenças nestes países. "Pretendemos, com o uso de sementes geneticamente melhoradas, e com tecnologias para a correção da fertilidade do solo, oferecer condições de melhoria de qualidade de vida a estas populações", disse.

Para ele, uma das soluções é o investimento em pesquisa agrícola para provocar mudanças conjunturais nas comunidades de atuação. "O uso de fertilizantes e sementes melhoradas já provocaram impactos positivos em diversos países da África que sediam ações do Projeto do Milênio. Nossa filosofia de atuação tem fundamento no provérbio de ensinar um homem a pescar e com isso alimentá-lo durante toda a vida, ao invés de apenas oferecer ajuda humanitária", defende.

Neste contexto, pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo com o objetivo de superar uma das principais limitações impostas à atividade agrícola na África - os solos ácidos - com altas concentrações de alumínio tóxico e baixa disponibilidade de fósforo, nutriente essencial ao desenvolvimento das plantas, e técnicas para a captação das águas das chuvas despertaram interesse. "A Embrapa possui materiais genéticos adaptados a estas condições que já são compartilhados com diversos países", antecipou o pesquisador Sidney Netto Parentoni. "Trabalhos de clonagem do gene que confere tolerância ao sorgo à presença do alumínio em concentrações tóxicas no solo também poderão beneficiar milhares de agricultores na África", completou Robert Eugene Schaffert.

Em relação às tecnologias para captação da água das chuvas, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros apresentou o processo de construção das barraginhas, o lago de múltiplo uso e técnicas simples para coleta da água que escorre de estruturas feitas de plástico e bambu. O sistema integração lavoura-pecuária também foi apresentado por pesquisadores e pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, que também recebeu em 2006 o World Food Prize.

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267