Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Integração entre lavoura, pecuária e florestas será debatida em congresso científico



O componente "floresta" foi incorporado ao conceito de integração lavoura-pecuária
1/9/2008 07:32:42



Para discutir o momento e as potencialidades da integração lavoura-pecuária-floresta, está marcado para o dia 4 de setembro, das 10:30h às 12:40h, painel temático dentro do XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo. A coordenação será do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Ramon Costa Alvarenga. Serão três palestras: "Segunda safra de grãos com integração lavoura-pecuária", com Lourival Vilela, da Embrapa Cerrados; "Alternativas do cultivo do milho e do sorgo na integração lavoura-pecuária na região Sul", com Sérgio José Alves, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná); e "Manejo da fertilidade do solo em integração lavoura-pecuária", com Antônio Marcos Coelho, da Embrapa Milho e Sorgo.

Necessidade de se intensificar o uso da terra visando ao aumento da produtividade agrícola para compensar a margem de lucro cada vez menor. Pastagens degradadas e com produtividade abaixo do potencial, o que provoca escassez de forragem durante o período seco do ano. E dificuldades de manutenção dos maciços florestais, já que há um período de vários anos de investimentos sem retorno financeiro até que se chegue ao momento da colheita. Grande parte do meio rural brasileiro apresenta uma destas três realidades.

Unir as três atividades (agrícola, pecuária e florestas) é a proposta dos chamados sistemas agrossilvipastoris, que promovem a diversificação de atividades rurais, a intensificação sustentável do uso da terra e podem gerar mais renda no campo. A Embrapa tem resultados de pesquisas na área de integração lavoura-pecuária-floresta que mostram a sua viabilidade tanto técnica como financeira. Uma das conclusões a que se chegou foi que o sinergismo entre lavouras e pastagens modifica o ambiente físico, químico e biológico do solo e beneficia ambas as atividades.

Os pesquisadores envolvidos nas pesquisas contam que foi questão de tempo agregar o segmento florestal. De acordo com eles, os sistemas agrossilvipastoris têm ganhado importância dentro da propriedade rural por permitirem a continuidade na produção de grãos e de pastagens num patamar maior de produtividade. O segmento florestal representa uma espécie de poupança para o agropecuarista, pois os custos neste segmento acabam sendo menores justamente por causa das outras atividades associadas: lavouras e pastagens.

Ainda de acordo com os pesquisadores da Embrapa, uma vantagem do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta merece destaque: é a redução na pressão pelo desmatamento,causado tanto na busca de novas áreas como atrás de madeira. Apenas na região do Cerrado brasileiro, há cerca de 60 milhões de hectares com pastagens degradadas que podem ser recuperadas e inseridas no sistema. No consórcio com capim, as culturas de milho e sorgo apresentam vantagens quando são comparadas a outras.

SERVIÇO:

Painel temático sobre integração lavoura-pecuária-floresta

Data e hora: 4 de setembro, das 10:30h às 12:40h

Evento: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo / Centro de Exposições e Eventos de Londrina-PR

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267