Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Congresso de Milho e Sorgo debate transgênicos e nanotecnologia



Segundo Edillson, da Embrapa, nunca uma tecnologia foi adotada tão rapidamente na agricultura
4/9/2008 09:58:20



Um tema ainda bastante polêmico, apesar de as primeiras cultivares transgênicas terem sido plantadas há 12 anos. Hoje, 12 milhões de agricultores em 23 países – sendo que 90% são de baixa renda – cultivam transgênicos em 114 milhões de hectares em todo o mundo. Os dados são da safra 2006/2007 e revelam um mercado global estimado em US$ 7,5 bilhões, onde a área ocupada cresce a uma média de 10% ao ano. “Nunca, na história da agricultura, uma tecnologia foi adotada de forma tão rápida e constante”, analisa Edilson Paiva, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e vice-presidente da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

Os Estados Unidos lideram o plantio de transgênicos, com 60 milhões de hectares, país seguido pela Argentina, com 19 milhões de hectares. O Brasil ocupa a terceira posição, com pouco mais de 15 milhões de hectares ocupados com a soja RR (Roundup Ready), tolerante a herbicidas, e com o algodão Bollgard (com tecnologia Bt). O milho é a cultura transgênica que mais avança nos últimos anos, ocupando hoje 35 milhões de hectares em todo o mundo, sendo que 24% das cultivares plantadas possuem genes que conferem resistência a insetos ou a herbicidas. “Apesar de todo o conhecimento já existente, os transgênicos são rotulados como vilões por grupos sem informação”, diz Paiva.

E esta rotulagem, continua o pesquisador, é um obstáculo para a geração de alimentos e de energia. “Temos um agronegócio estruturado e podemos nos beneficiar desse conhecimento. Os conflitos de competências já resultaram em um enorme atraso tecnológico e temos que correr atrás desse prejuízo”, explica Edilson, se referindo à necessidade de que profissionais com isenção ideológica e experiência técnica e científica na área biotecnológica atuem nas discussões sobre a liberação de transgênicos. “Não vejo competitividade no agronegócio brasileiro em cenários futuros se essas tecnologias não forem adotadas”, antecipa.

‘Sou a favor da ciência’, diz Paterniani

O pesquisador da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo) Ernesto Paterniani, referência em melhoramento genético de milho no Brasil, reforça que as restrições impostas à CTNBio no período de 1998 a 2004 provocaram enormes prejuízos à agricultura brasileira. “A transgenia é uma conseqüência da evolução do melhoramento genético na agricultura, assim como os milhos híbridos foram no século passado. Sou a favor da ciência e da liberdade para que o produtor tenha poder de decisão para usar ou não a tecnologia”, defende.

No processo de transgenia, as plantas selecionadas após o processo de transferência de genes manifestam especificamente a característica desejada. Desta forma, têm-se cultivares resistentes a herbicidas e/ou a insetos. No caso do milho Bt, por exemplo, apenas um gene extraído da bactéria Bacillus thuringiensis é responsável por conferir à planta resistência às lagartas que, ao se alimentarem das folhas, são intoxicadas e mortas. Estudos científicos desenvolvidos pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) mostram, segundo Paterniani, que a proteína gerada a partir do gene é específica para combater somente aquela praga, sendo inócua para seres humanos, animais de sangue quente, peixes, pássaros e até mesmo para outros insetos. “Além da redução no uso de agroquímicos, o ganho econômico é evidente”, conclui Paterniani.

Edilson Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo, explica que após a aprovação da Lei de Biossegurança em 2005 oito produtos foram autorizados pela CTNBio para comercialização: soja RR e algodão Bollgard, da Monsanto, milho e algodão Liberty Link da Bayer (resistentes a herbicidas), dois eventos de milho Bt (MON 810 da Monsanto e Bt11 da Syngenta) e duas vacinas contra a circovirose suína, principal doença infecciosa da produção de suínos. “Todas as liberações foram concedidas a empresas da iniciativa privada, multinacionais. É urgente a definição de uma política pelo governo brasileiro sobre o tema e o investimento nas instituições públicas para que elas participem deste contexto”, antecipa Paiva.

NANOTECNOLOGIA – A mesma crítica contra as posições antagônicas sobre os transgênicos e outras tecnologias foi feita pelo pesquisador Richard Domingues Dulley, do IEA (Instituto de Economia Agrícola). “Esses movimentos polarizados e radicais ignoram ou não dão importância à biotecnologia. Aquém dos possíveis problemas que podem ser causados pela atividade na agricultura estão os danos causados pelo uso indiscriminado dos agrotóxicos”, pondera Dulley. A aplicabilidade da nanotecnologia na agricultura, por exemplo, deverá percorrer longos caminhos até estar disponível no campo. Possibilidades, segundo o pesquisador, será a utilização de nanosensores inseridos em plantas ou animais que indicarão, em tempo real, as reais condições, como o ataque de doenças e estresses, como o hídrico.

Os temas foram debatidos durante o XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo). Em assembléia realizada nesta quarta-feira, definiu-se o local do próximo Congresso Nacional de Milho e Sorgo: Goiânia-GO, em 2010.

SERVIÇO:

Evento: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Local: Centro de Exposições e Eventos (Londrina-PR)
Data: de domingo (31/08) a quinta-feira (04/09)
Sala de Imprensa: (43) 3334-3086 / 3325-0594
Jornalistas: Emilia Miyazaki (43 8824-5953), Andréa Monclar (43 9101-1080) e Guilherme Viana (31 9212-2063)

Texto: Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Contatos: (31) 9212-2063 / gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267