Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Congresso de Milho e Sorgo é encerrado em Londrina com nova composição da ABMS



O pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, é o novo presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo
5/9/2008 15:49:49



Com o tema central “Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo” terminou nesta quinta-feira, 4, o XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo realizado em Londrina, no Paraná. Com quase mil congressistas inscritos, 70 palestras, o III Simpósio sobre a Lagarta-do-Cartucho, um Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho e um número recorde de 600 trabalhos pôsteres inscritos e apresentados, o presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Paulo César Magalhães, que deixou o cargo durante o evento, se diz satisfeito com os resultados do Congresso: “não poderia ser melhor. Tivemos um alto índice de participações, com os melhores palestrantes e estandes das principais empresas”.

Segundo o presidente da comissão organizadora do congresso, o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Rodolfo Bianco, a avaliação é das mais positivas. “A sensação é de missão cumprida. Conseguimos realizar um congresso agradável com destaque para a integração entre os participantes”, diz ele. “Os temas do encontro foram ricamente abordados, trazendo mais luz a assuntos tão atuais como agroenergia, relação da produção de energia e de alimentos, além do desafio do milho, frente às mudanças climáticas”, reiterou o pesquisador.

Durante o evento foi eleita a nova diretoria da ABMS, em Assembléia. No total são 15 integrantes das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste que tomaram posse (vide lista no final). Na presidência ficou Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, para a gestão 2008/2010. O presidente que deixou o cargo, Paulo César Magalhães, ressaltou o progresso da Revista Brasileira de Milho e Sorgo, publicação técnico-científica da instituição que busca atingir a classificação A no Sistema Qualis da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“A home page da ABMS também passou por modificações na última gestão, com informações periódicas e atualizadas”, complementa Magalhães. Outro ponto destacado por ele em avaliação à gestão 2006/2008 foi a participação da ABMS na Câmara Setorial de Produtores de Milho e Sorgo, em Brasília (DF). “Hoje nós temos lugar cativo e participamos de todas as reuniões”.

A nova diretoria da ABMS já estabeleceu algumas metas para os próximos dois anos de gestão. De acordo com o novo presidente, Ivan Cruz, será dada atenção especial à Revista Brasileira de Milho e Sorgo, que este ano completa seis anos. “Queremos incentivar as publicações e abranger a América Latina”, explica. Os eventos científicos também estão na lista de prioridades de Cruz. A idéia é criar novos encontros regionais que tratem de assuntos de interesse de produtores e pesquisadores, como pragas e programas de manejo integrado na cultura do milho.

A Assembléia da Associação Brasileira de Milho e Sorgo definiu também o local do próximo Congresso, o 28º CNMS, que será realizado em 2010. O local escolhido foi a cidade de Goiânia-GO. Abaixo, conheça a nova composição da Associação Brasileira de Milho e Sorgo para a gestão 2008-2010.

Presidente: Ivan Cruz;
Vice-Presidentes: Walter Fernandes Meirelles, Embrapa (Sul); Aildson Pereira Duarte, APTA, Assis-SP (Sudeste); Cleso Antônio Patto Pacheco, Embrapa Tabuleiros Costeiros, SE (Nordeste); Fernando Simões Gielfi, UFG, GO (Centro-Oeste);
Secretário: Décio Karam, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG;
Tesoureiro: Paulo César Magalhães, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG;
Conselho Fiscal: Jason de Oliveira Duarte, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG; João Carlos Cardoso Galvão, UFV, Viçosa-MG; Rodolfo Bianco, IAPAR, Londrina-PR;
Conselheiros: Alfredo Tsunechiro, IEA, São Paulo-SP; Alberto Sérgio do Rego Barros, IAPAR, Londrina-PR; Maria Elisa Zagatto Paterniani, IAC, Campinas-SP, Glauco Vieira Miranda, UFV, Viçosa-MG; Antonio Álvaro Corsetti Purcino, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG.

SERVIÇO:

Evento: XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Local: Centro de Exposições e Eventos (Londrina-PR)
Sala de Imprensa: (43) 3334-3086 / 3325-0594
Jornalistas: Emilia Miyazaki (43 8824-5953), Andréa Monclar (43 9101-1080) e Guilherme Viana (31 9212-2063)
Texto: Assessoria de imprensa do XXVII Congresso Nacional de Milho e Sorgo

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267