Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Produção orgânica será debatida em seminário na Embrapa



O milho é uma das culturas em discussão no evento
10/9/2008 08:45:01



De 1º a 3 de outubro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará o XI Seminário Mineiro sobre Produção Orgânica. Promovido em conjunto com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Emater-MG e a Epamig, o evento destina-se a agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, consumidores em geral e outros interessados na área.

O seminário pretende debater as tecnologias e os procedimentos que sustentam a produção orgânica. De acordo com a organização do evento, o evento promove debates de temas da produção animal, da produção vegetal e do processamento familiar de alimentos: "são focalizados os procedimentos de manejo ecológico e sustentável, práticas do cultivo agrícola e da criação animal, assim como a racionalização do uso da propriedade, além das estratégias que possam favorecer a sobrevivência das gerações futuras".

Em 2008 em sua décima primeira edição, o evento aconteceu em diferentes cidades. Começou em 1998 em Viçosa, com os participantes em sua maioria da UFV. No ano seguinte, aconteceu em Florestal; Caeté recebeu a terceira edição do evento. Em 2001, Belo Horizonte foi a sede; a quinta edição foi em Cachoeira do Campo. Congonhas recebeu a sexta edição, em 2003. O sétimo evento foi em Barbacena; em 2005, Montes Claros sediou as discussões. A nona edição aconteceu em Pedralva em 2006 e, no ano passado, a décima edição foi em Rio Pomba.

No Brasil, a produção orgânica está regulamentada por instrumentos legais que orientam os produtores rurais e dão segurança aos consumidores. A produção orgânica não utiliza agrotóxico e "é considerada o sistema mais evoluído, humano e ecológico de produzir alimentos em razão de não intoxicar o produto rural, não poluir o solo e a água, não gerar alimentos com resíduos prejudiciais e não causar dependências ao produtor", segundo a organização do evento.

O coordenador do seminário é o professor Vicente Casali, da UFV, que também coordena desde 1999 os seminários brasileiros sobre homeopatia na agropecuária orgânica. Mais informações, inclusive a programação, podem ser conseguidas no endereço www.cnpms.embrapa.br/organica, pelo vwcasali@ufv.br ou pelo (31) 3899-1131. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz é o presidente da comissão organizadora do seminário. O evento tem o apoio da Comissão da Produção Orgânica em Minas Gerais.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267