Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Tocantins começa a implantar barraginhas



A construção do sistema é rápida e barata
8/10/2008 07:17:41



A cidade de Conceição do Tocantins, que fica na região Sudeste deste estado, terá nesta quinta-feira, 9 de outubro, um dia de campo sobre a tecnologia das barraginhas. O município fica numa área seca, caracterizada por ser quilombola (originária de quilombos dos escravos negros) e que faz divisa com os estados da Bahia, de Goiás e é próxima também a Minas Gerais.

De acordo com Luciano Cordoval de Barros, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e coordenador dos trabalhos com barraginhas, no último mês de junho aconteceu em Palmas, capital tocantinense, a parte teórica da expansão da tecnologia naquele estado. "Foi durante um encontro de lideranças de agricultores familiares, no qual estavam presentes 320 líderes de comunidades", conta.

Agora chegou a hora da parte prática, quando pretende-se construir duas barraginhas simbólicas, incentivando a construção de 1000 barraginhas no estado, que é a meta segundo Luciano. "Esperamos que seja o início de milhares de outras barraginhas e outras iniciativas semelhantes", afirma, esperançoso, o engenheiro.

O trabalho com o estado de Tocantins começou em maio deste ano, quando representantes da Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) visitaram, em Sete Lagoas, o Projeto Paiol, espécie de vitrine permanente da tecnologia das barraginhas. É neste local que, geralmente, Luciano começa o trabalho de expansão das barraginhas. No projeto é possível ver, na prática, os benefícios da tecnologia e os visitantes costumam ficar animados em espalhar as barraginhas em suas regiões de origem.

E Tocantins é mais uma região que começa a implantar o sistema de barraginhas, de fácil e barata construção e que vem beneficiando comunidades que convivem com a seca em diferentes estados brasileiros. O objetivo é ajudar a água da chuva a infiltrar mais facilmente no solo, recarregando o lençol freático e diminuindo os riscos de erosões e voçorocas. Ou seja, de forma bastante prática: é refazer o percurso natural da água da chuva, evitando que ela cause danos às vezes irreparáveis à natureza.

SERVIÇO

Dia de campo sobre barraginhas

Data: 9 de outubro de 2008

Horário: 8:30h

Local: Fazenda Água Branca, município de Conceição do Tocantins

São parceiros neste trabalho o governo do estado de Tocantins, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ruraltins, associações quilombolas da região e a iniciativa privada. A expectativa é de que mais de 500 pessoas participem do dia de campo. A propriedade rural onde será o evento é de dona Luiza, que mora e cuida de 21 netos.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267