Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Minimilho e novas cultivares serão apresentadas durante o Show Rural Coopavel 2009



Processamento do minimilho será apresentado pela Embrapa Milho e Sorgo
23/12/2008 09:02:26



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará durante o Show Rural Coopavel 2009, que acontecerá em Cascavel-PR de 09 a 13 de fevereiro de 2009, novas cultivares de milho e sorgo e o sistema de produção de minimilho, além de maquetes sobre o sistema de integração lavoura-pecuária na Casa Embrapa, local que reúne tecnologias das Unidades da Empresa participantes. O evento, um dos principais do agronegócio brasileiro, está em sua 21ª edição e tem o objetivo de facilitar o acesso de produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir mais e melhor.

Entre as novas cultivares de milho, serão apresentadas quatro de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655). O BRS 1040 é o novo híbrido simples de milho da Embrapa. Tem potencial genético para alta produtividade, estabilidade de produção e ciclo semiprecoce. Possibilita alto retorno financeiro a produtores que mantêm lavouras com elevado uso de insumos.

Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que tem ciclo precoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. O potencial genético para produtividade também é alto para sua categoria.

O híbrido triplo BRS 3025 possui ciclo precoce e apresenta excelente resistência tanto ao acamamento como ao quebramento. Seus grãos são alaranjados e semi-dentados.

Os três híbridos (BRS 1040, BRS 2022 e BRS 3025) são indicados para plantio, tanto na safra como na safrinha, em todo o país, exceto na região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul).

O BRS 3035, também híbrido triplo, tem ciclo superprecoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.

Além dessas novas quatro cultivares, a Embrapa Milho e Sorgo apresentará dois híbridos simples de milho, o BRS 1015 e o BRS 1002, ambos com alta produtividade e especialmente desenvolvidos para a região Sul do país. Estes híbridos serão mostrados em duas situações de densidade e espaçamento, com o objetivo de avaliar o comportamento das cultivares nestas situações.

A Embrapa apresenta também o BRS 655, híbrido de sorgo forrageiro que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. O novo sorgo da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.

MINIMILHO - Durante o Show Rural Coopavel, a Embrapa Milho e Sorgo mostrará ainda o processo de cultivo e processamento do minimilho. Um curso será ofertado na Casa Embrapa sobre o assunto. O minimilho nada mais é do que a espiga jovem do milho, colhida antes da polinização, ou seja, antes da formação dos grãos. A condução da lavoura do minimilho tem algumas diferenças em relação à lavoura de milho para grão. A maior delas é quanto a densidade de semeadura. No caso do minimilho, a semeadura pode ser até três vezes maior do que quando se planta milho para grão. Conforme a região, a cultivar escolhida e as condições de solo e clima, podem ser feitos até cinco plantios de minimilho no mesmo ano. O minimilho pode ser vendido em conserva ou in natura, distribuído em pequenas bandejas. Nas duas formas, cuidados especiais devem ser tomados nas agroindústrias ou pelo produtor rural, quando o produto é manipulado.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267