Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa mostra cultivares de milho no Showtec 2009



O BRS 1030 é um dos híbridos plantados em Maracaju
27/1/2009 14:31:07



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, do Showtec, evento tecnológico e de negócios que acontece em Maracaju-MS. A unidade vai mostrar sete cultivares de milho, entre híbridos simples (BRS 1030, BRS 1031 e BRS 1040), híbridos triplos (BRS 3025 e BRS 3035) e híbridos duplos (BRS 2020 e BRS 2022). A participação será em conjunto com a Embrapa Transferência de Tecnologia, através dos escritórios de negócios de Sete Lagoas e Uberlândia-MG.

Híbridos simples

Recomendado para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, além do Norte paranaense e do Sudoeste baiano, o BRS 1030 tem ciclo precoce e pode ser plantado tanto na safra como na safrinha. Seus grãos são semiduros alaranjados e ele é resistente a três doenças (ferrugem polisora, Phaeosphaeria maydis e Cercospora) e moderadamente resistente à Physopela zea e à Corn stunt.

O BRS 1031 também possui ciclo precoce. A Embrapa recomenda o plantio tanto na safra como na safrinha nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além de Tocantins e de parte do Paraná (Norte, Noroeste e Oeste deste estado). Os grãos deste híbrido são laranja e semidentados. Quanto a doenças, é resistente a duas (ferrugem polisora e Cercospora), moderadamente resistente a outras duas (helmintosporiose e Phaeosphaeria maydis) e moderadamente suscetível a três (Puccinia sorghi, Physopela zea e Corn stunt).

Já o BRS 1040 tem ciclo semiprecoce, apresenta alto nível de produtividade e estabilidade de produção. Possui ainda boa resistência ao acamamento e ao quebramento e seus grãos são alaranjados e semidentados. Em relação às doenças, ele é moderadamente resistente a três doenças foliares (Diplodia, ferrugem comum e Cercospora), moderamente suscetível a outras duas (ferrugem branca e antracnose) e suscetível à ferrugem polisora e à pinta branca. Este híbrido simples é recomendado, tanto para a safra como para a safrinha, para todo o Brasil, exceto a região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul), onde está sendo avaliado.

Híbridos triplos

Com ciclo precoce e alto potencial produtivo, o BRS 3025 tem excelente resistência tanto ao acamamento como ao quebramento e grãos semidentados alaranjados. Além disso, é moderadamente resistente a três das principais doenças que atacam o milho (ferrugem comum, ferrugem polisora e Cercospora) e suscetível a outras três (Diplodia, antracnose e ferrugem branca). A Embrapa recomenda seu plantio na safra e na safrinha para todo o país, exceto para a região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul), onde está sendo avaliado.

O BRS 3035 apresenta alto potencial produtivo e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. Este híbrido é moderadamente resistente à ferrugem comum e à Cercospora, duas das principais doenças do milho, e suscetível a outras três doenças (Diplodia, antracnose e ferrugem branca). A Embrapa o indica para plantio na safrinha das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além do estado do Paraná, com exceção de sua parte mais ao Sul. Por causa de seu ciclo superprecoce, ele tem mais chance de não sofrer os danos causados por secas e geadas provocadas por plantios tardios na safrinha.

Híbridos duplos

O BRS 2020 tem ciclo precoce e é indicado para a safra e a safrinha das regiões Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, do Piauí, do Maranhão, do Tocantins e do Norte paranaense. Seus grãos são semiduros alaranjados. Em relação a doenças, este híbrido é resistente a duas (Physopela zea e Cercospora), moderadamente resistente a outras duas (Puccinia sorghi e helmintosporiose) e suscetível à ferrugem polisora e à Phaeosphaeria maydis.

Já o BRS 2022 possui ciclo precoce, excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento e seu potencial genético de produtividade é elevado em comparação com seus similares do mercado. Seus grãos são alaranjados e semidentados. Este híbrido é moderadamente suscetível a quatro doenças (ferrugem polisora, Cercospora, ferrugem branca e Diplodia) e é suscetível a outras duas (antracnose e ferrugem comum). Sua área de recomendação é, também, todo o país - exceto a região subtropical, onde está sendo avaliado - e ele pode ser plantado tanto na safra como na safrinha.

SERVIÇO

O que: Showtec 2009
Quando: de 2 a 4 de fevereiro
Onde: Maracaju-MS
Mais informações: www.fundacaoms.org.br

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267