Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Show Rural Coopavel: palestras abordam soja e programa de transferência de tecnologias



Palestras diárias integram a programação do evento
11/2/2009 11:17:05



No segundo dia do Show Rural Coopavel, dois pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) falaram de problemas (ferrugem asiática e buva) que atacam a cultura da soja. Além destes temas, o programa de transferência de tecnologia Balde Cheio foi assunto das palestras técnicas da manhã.

A pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina-PR) Claudine Seixas, da área de fitopatologia, mostrou um panorama atual da ferrugem asiática, que continua sendo uma das principais doenças desta cultura em diversas regiões do país. Ela chamou a atenção para diversas questões a que o produtor deve sempre estar atento, como o monitoramento da presença da doença no campo e as condições climáticas. Mas, ressalta, "não existe um fator único ou mais importante".

A seca que aconteceu no Paraná na última safra acabou atrasando a chegada do fungo causador da ferrugem ao estado. Segundo a pesquisadora, muitos produtores fizeram aplicações desnecessárias de fungicidas. A pesquisadora lembra outros pontos importantes: a partir do estádio R6, não é necessário mais o controle da doença; os fungicidas não têm ação instantânea; e outras doenças podem ser mais importantes na lavoura.

Claudine diz que o Paraná tem sido um exemplo no monitoramento das ocorrências de ferrugem devido à atuação tanto da assistência técnica como das instituições de ensino e de pesquisa. Mas alerta que é muito importante que o produtor siga as recomendações, esteja atento às condições climáticas e não se esqueça do que já sabe ou de experiências com a doença em outras safras. Uma boa dica é sempre consultar o site do consórcio antiferrugem (www.consorcioantiferrugem.net), coordenado pela Embrapa e que conta com a participação de dezenas de instituições públicas e privadas.

O manejo da buva, uma das principais plantas daninhas que atacam a soja, foi tema de outra palestra. De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja Dionísio Gazziero, o produtor deve ter a consciência da importância de manejar adequadamente a planta no campo. E lembra: "o uso de arado, grade ou qualquer implemento que revolva o solo é desaconselhado". Entre os detalhes a se observar no manejo da buva, Gazziero explica que existem biotipos da planta resistentes e que não é bom deixar a área em pousio.

O Balde Cheio, programa de transferência de tecnologias, também foi abordado no Show Rural 2009. O objetivo é capacitar técnicos da extensão rural e produtores, promovendo a troca de informações sobre tecnologias e monitorando impactos nos sistemas de produção. Coordenado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), tem parceiros em vários estados do Brasil. Um dos parceiros, no Paraná, é a Confepar (Agroindustrial Cooperativa Central).

Clenio Araujo (MG 06279 JP)
Jornalista da Embrapa
Atendimento durante o evento: (45) 3220-6767 / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267