Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Previsão de chuvas para Minas, Goiás e Mato Grosso deve antecipar plantio do milho safrinha



Plantio do milho safrinha deverá ser antecipado em MG, GO e MT
13/2/2009 09:29:11



Um alerta para os produtores de milho safrinha nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso: o plantio deverá ser antecipado em decorrência de 40% de probabilidade de as chuvas ocorrerem acima da média no mês de março, período que deverá ser seguido por estiagens nos meses de abril e maio. O cenário deverá ser o mesmo para o Paraná, já que a colheita da soja também já foi antecipada. As previsões são do pesquisador da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Williams Pinto Marques Ferreira. "Quem optar pelo plantio do milho safrinha nos próximos dias nestas regiões será favorecido", reforça.

Segundo ele, as características climáticas em 2009 serão bem diferentes das do ano passado. "Pode-se esperar que devido ao fraco episódio do La Niña venha a ocorrer redução antecipada do período chuvoso em 2009, provocando um maior déficit hídrico em algumas regiões, o que normalmente ocorre somente no inverno, bem como a antecipação da chegada do frio", analisa. O pesquisador reafirma que com a chegada antecipada do período de seca, o plantio do milho safrinha deverá se iniciar mais cedo principalmente na região Sul do país, reduzindo o risco da falta de água nas fases em que a planta mais precisa para seu desenvolvimento.

Já para a região Sul de São Paulo e para a região Sul do país, segundo Williams Ferreira, a situação é inversa. "Há 40% de probabilidade de chover menos que em outros anos, favorecendo a colheita de lavouras tardias de milho e soja", explica. Para o Mato Grosso do Sul o cenário é semelhante. De acordo com o pesquisador, há 30% de chance de as chuvas ocorrerem abaixo da média normal do período e o frio poderá ser mais intenso que em outros anos.

El Niño e La Niña - Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, desde junho de 2008 as condições climáticas atuantes no país foram de neutralidade, o que significa que as características das estações de inverno e primavera foram típicas. "Não houve nenhuma interferência dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que permitiu a ocorrência das fortes chuvas no final da primavera e no início do verão na região Sudeste e em parte das regiões Nordeste e Sul, que conviveu também com um grande período de estiagem", diz.

Já a partir do início do verão de 2009, ocorreram mudanças nas condições de temperatura do Oceano Pacífico. De acordo com Williams, tais mudanças deram início a um período de transição climática, "o que caracteriza um fraco episódio do fenômeno La Niña, que deverá finalizar em meados de 2009", prevê. Ainda segundo ele, mesmo que as atuais condições sejam características da ocorrência fraca de um La Niña, seu efeito só será sentido nos próximos meses, com mais intensidade no outono e inverno. "A razão é a própria inércia climática do fenômeno", conclui o pesquisador.

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267