Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Show Rural: bioinseticidas e irrigação de precisão fecham palestras da Embrapa



Plataforma Irrigap, sistema de automação para irrigação de precisão
13/2/2009 15:20:09



Regular a população de organismos vivos através de seus inimigos naturais. O controle biológico nada mais é do que controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de insetos benéficos, como predadores e parasitóides, ou microorganismos como fungos, vírus e bactérias. O assunto foi tema de palestra durante o Show Rural Coopavel 2009, em Cascavel-PR.

Há anos a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Rose Monnerat, estuda o desenvolvimento de biolarvicidas para o controle de mosquitos e lagartas, que apresentam como vantagens, segundo ela, a alta especificidade, a não contaminação, a inocuidade ao homem, animais domésticos e insetos benéficos, a capacidade de integração no manejo de pragas e a possibilidade de serem melhorados geneticamente.

Outro fator apontado pela bióloga é o fato de o mercado de biológicos movimentar, aproximadamente, US$ 380 milhões, com os Estados Unidos liderando o consumo total com 50% de representação e a América Latina com uma fatia de somente 8%. Para um universo onde o uso de biolarvicidas pode ser veterinário, agronômico e na saúde pública, o Brasil ainda tem muito espaço para explorar nesta área.

Na saúde pública, o uso de bioinseticidas é aplicado no combate à malária, dengue e febre amarela. Entre 2009 e 2010 serão lançadas duas tecnologias para este segmento. "A primeira é o 'Fim da Picada', em fase final de teste, que chega para entrar na luta contra os mosquitos borrachudos; e a segunda, uma pastilha a ser depositada na caixa d'água e, assim, destruir as larvas do Aedes aeypti, transmissor da dengue", explica Monnerat.

Já na agricultura foi desenvolvido o 'Ponto.Final', um inseticida biológico capaz de controlar diversas lagartas que atacam as culturas agrícolas. Em breve, a Empresa disponibilizará o 'Larvithek', um bioinseticida capaz de combater o cascudinho, um besouro que causa dor de cabeça aos avicultores, além de ser um vetor de salmonela.

Irrigação - A agricultura de precisão, definida como um manejo espacialmente diferenciado (localizado) do sistema de produção agrícola visando sua otimização, é ainda mais eficiente quando o produtor adota a irrigação de precisão, que consiste em um manejo da irrigação atento ao uso racional de água e energia.

Para isso a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP) desenvolveu a 'Plataforma Tecnológica Irrigap', um sistema de automação para irrigação de precisão com alto grau de nacionalização e viável do ponto de vista técnico e econômico, com componentes de fácil instalação, manutenção e operação, com relação custo/benefício satisfatória e capaz de promover o uso racional da água e energia, "gerando uma economia de 20 a 40%", calcula o pesquisador da Embrapa André Torre Neto.

A plataforma está presente no Show Rural com um protótipo do sensor para irrigação de precisão instalado nos plots da Vitrine Tecnológica da Embrapa em Cascavel-PR.

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Jornalista - Embrapa
Show Rural Coopavel - (45) 3220-6767
dalizia@cnpgc.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267