Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Dinapec aposta em tecnologias sustentáveis para o produtor rural



Milho consorciado com braquiária poderá ser visto no evento
25/3/2009 10:10:33



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa de 25 a 27 de março em Campo Grande-MS da IV Dinapec - Dinâmica Agropecuária, evento realizado pela Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Cursos, demonstrações práticas e dinâmicas de temas atuais compõem a programação, sendo que quatro principais roteiros devem despertar a atenção do público: integração lavoura-pecuária, produção animal, pastagem e agroenergia.

A Embrapa Milho e Sorgo apresenta ao público cultivares de sorgo indicadas para plantio no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, para a produção de grãos e um híbrido de sorgo granífero para plantio na safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Cultivares de milho indicadas para o estado de Mato Grosso do Sul também compõem o portfólio da Empresa para as condições de safra e safrinha. Entre as cultivares estão a variedade BR 106, que vem sendo geneticamente melhorada a cada ano desde seu lançamento em 1985, dois híbridos simples (BRS 1010 e BRS 1031), três híbridos duplos (BR 206, BRS 2023 e BRS 2020) e um híbrido triplo, o BRS 3003.

ILPF - Com resultados a serem apresentados na Dinapec, os plots de produção de palhada, no contexto da integração lavoura-pecuária, são experimentos de milho consorciado com forrageiras. Os benefícios da prática são diversos, como a melhoria da qualidade do solo, a redução dos custos de produção, a otimização da área, a reciclagem de nutrientes, a menor incidência, de um modo geral, de pragas e doenças e a queda na emissão de gases do efeito estufa. "Os ganhos também vão para o animal que durante o período de seca terá alimento de qualidade", explica o pesquisador da Embrapa Roberto Giolo.

Nos plots da Dinapec 2009, os produtores encontrarão o consórcio de milho com braquiárias e panicuns e ainda com as leguminosas Guandu Mandarim e Estilosantes Campo Grande. Para esses últimos, de acordo com Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa, os resultados são preliminares e "entre dois e três anos teremos os ajustes finalizados. As demais tecnologias já são receitas prontas e podem ser adotadas tranquilamente".

A IV Dinapec tem o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), representada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) e tem como parceiros a Dow AgroSciences, Unipasto, Banco do Brasil e Bunge.

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Jornalistas da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS)
Tels.: (31) 3027-1223 e (67) 3368-2141
E-mails: gfviana@cnpms.embrapa.br e dalizia@cnpgc.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267