Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Evento promove a apresentação de trabalhos de estagiários e bolsistas



Sessão de pôsteres atraiu público
24/4/2009 08:17:58



“Uma oportunidade única para demonstrar o que cada um faz e aprender coisas diferentes”. Essa é a definição dada à I Semana Acadêmica da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) pelo estudante de Engenharia Ambiental Jocimar Reinaldo Stringhi. A estagiária de Comunicação Social Sarah Sader considera que o evento foi “uma troca de conhecimentos muito interessante.” Jocimar e Sarah estão entre os 26 alunos participantes da programação, que incluiu palestras, seminários, sessão de pôsteres e mostra de trabalhos nesta quarta e quinta-feira (22 e 23 de abril).

O evento foi aberto ao público em geral e contou com apresentações de estudantes de seis instituições de ensino que têm como orientadores um grupo formado por 19 pesquisadores e analistas da Unidade. A I Semana Acadêmica teve como objetivos: agregar valor aos estágios e aperfeiçoamentos, promover a interação entre a Embrapa Milho e Sorgo e seus bolsistas e valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos. A chefe-geral da Unidade, Vera Maria Carvalho Alves, ressaltou que o evento se tornará oficial no calendário anual da Empresa, com o intuito de divulgar as pesquisas e atividades desenvolvidas pelos estudantes.

A pesquisadora Flávia Cristina dos Santos, coordenadora técnica da Semana Acadêmica, avaliou que o evento foi bastante positivo e teve uma participação considerável. “Estamos contribuindo com a formação de futuros profissionais, o que é extremamente importante”, afirmou Flávia. A pesquisadora também destacou a oportunidade oferecida aos alunos de treinamento para apresentações orais e para lidar com o público. “Nós, que trabalhamos com pesquisa, vamos sempre nos deparar com isso”, comentou.

E os estudantes já estão cientes da importância de desenvolverem habilidades para preparação e exposição de trabalhos técnicos e científicos. Jocimar Reinaldo é estagiário do Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares (NRGC) e conta que adora fazer apresentações. “Eu era uma pessoa tímida e tentei desenvolver essa parte. A gente precisa evoluir como pessoa e como profissional. Se você faz pesquisa, tem que apresentar os resultados. Quanto mais a gente treinar e tiver oportunidade de testar os conhecimentos, melhor.”

A analista Mônica de Castro, da equipe organizadora do evento, explicou que a participação não foi obrigatória e mesmo assim um bom número de estagiários se envolveu com a Semana Acadêmica. “Espero que, nas próximas, mais estudantes participem e que a gente consiga mobilizar mais funcionários para que venham assistir e conhecer as atividades desenvolvidas pelos alunos”, disse.

Elaine Aparecida Guimarães, estagiária do Laboratório de Fitopatologia, achou a proposta de realização da Semana Acadêmica muito boa e fez uma sugestão para as futuras edições: “deveria, além de apresentação dos estagiários, fazer também cursos para os estudantes, porque os pesquisadores têm muito conhecimento para transmitir”.

Flávia dos Santos destacou que foi produzido um cd room com o registro dos trabalhos apresentados. “A gente procurou realmente valorizar o evento. O cd é um registro importante para o currículo dos estudantes”. A coordenadora técnica também deixou como mensagem um convite à participação de todos os membros da Unidade nas próximas edições. “A Semana Acadêmica é uma oportunidade de conhecer os trabalhos que estudantes e pesquisadores de diferentes áreas têm realizado. Participem!”

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: (31) 3027-1275 - marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267