Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Hortas comunitárias ganham lagos de múltiplo uso



Lago de múltiplo uso sendo construído na horta comunitária do bairro Vapabuçu
13/5/2009 08:08:35



Duas hortas comunitárias de Sete Lagoas-MG passam a contar com lagos de múltiplo uso. Nas últimas semanas, foram construídos reservatórios para as hortas dos bairros Vapabuçu e Cidade de Deus, numa parceria entre a prefeitura local e a Embrapa Milho e Sorgo, por meio do projeto "Desenvolvimento e Cidadania", custeado pela Petrobras.

No bairro Vapabuçu, a horta comunitária beneficia 97 famílias e já está consolidada, mas ainda não tinha um reservatório de água que pudesse garantir a irrigação com segurança. Os produtores utilizavam um poço artesiano e, quando a bomba estragava, ficavam cerca de quatro dias sem ter como molhar as plantas. Agora a água do poço irá abastecer o lago, que garante uma reserva capaz de irrigar a horta durante uma semana.

A obra foi feita em mutirão. "Ao participar da construção do lago, os usuários aprendem fazendo. Esse é o objetivo: a difusão dessa tecnologia", explica o engenheiro agronômo da Embrapa Milho e Sorgo, Luciano Cordoval, responsável pelo projeto. Além de dar tranquilidade aos usuários da horta com a reserva de água para a irrigação dos canteiros, o lago servirá também como criatório de peixes.

No bairro Cidade de Deus, há cerca de 30 famílias envolvidas com a horta comunitária, que é mais recente. O local precisa de melhor infraestrutura, segundo explica Luciano. Além da construção do lago, o sistema de irrigação será complementado e os usuários também terão criação de peixes, que serão doados pelo projeto.

Além dos bairros já contemplados, o Itapoã também será beneficiado com a implantação de uma horta comunitária e lago de múltiplo uso. "Lá, estamos começando do zero. Vamos iniciar a mobilização, com reuniões, fazer o envolvimento dos moradores, cadastrar famílias, fazer a horta e o reservatório", conta o engenheiro agrônomo. O trabalho terá início em junho.

A construção de lagos de múltiplo uso em Sete Lagoas teve início há dez anos, quando a Embrapa Milho e Sorgo implantou três reservatórios na horta da avenida Alberto Moura. Atualmente, mais 12 municípios brasileiros são atendidos pelo projeto "Desenvolvimento e Cidadania", coordenado por Luciano Cordoval e financiado pela Petrobras. Luciano explica que no Vale do Jequitinhonha, em Minas, e nos estados do Piauí e Ceará, é feita a captação de água de chuva, por meio de barraginhas, para consumo humano, animal e irrigação de agricultura. Já em Sete Lagoas, "os lagos encaixaram como luvas para as hortas comunitárias. Qualquer sistema precisa ter reservatório. O princípio é trazer segurança para as hortas", conclui o engenheiro agrônomo.

Entenda o lago de múltiplo uso

O lago de múltiplo uso, considerado uma tecnologia social, tem construção de baixo custo e diversas aplicações, como reservatório para abastecimento, irrigação, piscicultura e lazer. Também pode ser utilizado para acondicionar e tratar dejetos líquidos de suínos, bovinos e frigoríficos, para posterior liberação e aplicação em lavouras. É feito com uma máquina, tipo pá carregadeira, e impermeabilizado com lona de plástico, que deve ser recoberta com uma camada de terra.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267