Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Uma semana para integrar conhecimentos



Autoridades conheceram a Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo
18/5/2009 15:28:45



Teve início nesta segunda-feira a II SIT (Semana de Integração Tecnológica) na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG). O evento é anual e tem como objetivo promover troca de conhecimentos entre produtores rurais, pesquisadores, extensionistas, universitários e membros de empresas privadas.

Até a próxima sexta-feira, serão realizados 33 diferentes cursos, cinco dias de campo, além de um seminário sobre desenvolvimento regional e inovação tecnológica no agronegócio. Já foram feitas mais de 1.250 inscrições para as atividades, que são todas gratuitas.

A abertura da II SIT ocorreu no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio) e contou com a presença da chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Maria Carvalho Alves, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Gilman Viana Rodrigues, do prefeito de Sete Lagoas Mário Márcio Campolina Paiva, do presidente da Emater-MG José Silva Soares, do presidente da Epamig Baldonedo Arthur Napoleão, do reitor do Unifemm (Centro Universitário de Sete Lagoas) Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho e do pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de São João Del Rei Antônio Luís Assunção.

Na ocasião, foi feito o lançamento do livro "A cultura do milho", editado por profissionais da Embrapa. Vera Alves explicou que a publicação reúne diversas tecnologias para auxiliar a agricultura, proporcionando o aumento da produtividade. E destacou que, com recursos do PAC Embrapa (Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa), será possível distribuir um exemplar da publicação para cada escritório de Emater do país.

O presidente da Emater - MG, José Silva Soares, que também preside a Associação Brasileira de Emateres, agradeceu a oportunidade de parceria no lançamento e na distribuição do livro "A cultura do milho". Ele afirmou que o tripé 'ensino, pesquisa e extensão' sempre foi um desafio e está sendo alcançado com a realização da SIT. José Silva lembrou que "usar tecnologia não é gastar mais e sim gastar menos e produzir mais e com melhor qualidade".

Gilman Viana destacou a parceria da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a Embrapa para a realização da SIT e afirmou que "a integração sempre dá resultados muito positivos". O secretário assinalou a relevância da troca de informações sobre técnicas e métodos para os produtores rurais. E ponderou que a extensão não pode ser paternalista. Deve ser provocativa e levar o produtor a querer agir para melhorar.

O prefeito de Sete Lagoas ressaltou a importância da agropecuária para o desenvolvimento do país e parabenizou aos organizadores pela realização da Semana de Integração Tecnológica. Após a cerimônia realizada no auditório do NIA, autoridades, pesquisadores, produtores rurais, extensionistas e estudantes visitaram os estandes de exposição da II SIT e a Vitrine de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo.

Programação - A programação da semana é bastante variada. Abrange cursos de diferentes temas, como agroecologia, plantas medicinais, integração lavoura-pecuária-floresta, desidratação de frutas, máquinas agrícolas, manejo integrado de pragas, homeopatia, hortaliças, melhoramento genético e desenvolvimento de cultivares de milho e de sorgo. Serão realizados dias de campo sobre sustentabilidade da propriedade rural e desenvolvimento de produtos agrícolas mais nutritivos.

A II SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo, da Emater-MG e da Epamig. Espera-se, com o evento, que os diversos segmentos do agronegócio sejam beneficiados com a socialização do conhecimento de institutos de pesquisa, universidades e empresas. Entre os parceiros, há dez unidades da Embrapa (Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos, Agroindústria Tropical, Gado de Leite, Hortaliças, Instrumentação Agropecuária, Mandioca e Fruticultura Tropical, Meio Ambiente, Recursos Genéticos e Biotecnologia e Transferência de Tecnologia). As atividades ocorrem entre oito da manhã e cinco da tarde até a próxima sexta-feira, 22 de maio, na Embrapa Milho e Sorgo.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267