Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa participa do maior evento do agronegócio em Minas



Público visita estande da Embrapa durante a SuperAgro 2009
5/6/2009 10:41:47



Até o próximo domingo, a capital mineira é palco da SuperAgro 2009, feira que reúne 260 expositores, sendo 90 da Exposição Estadual Agropecuária e 170 da Expocachaça (12a Feira e Festival Internacional da Cachaça).

Os diversos segmentos do agronegócio mineiro reúnem-se durante a SuperAgro, que engloba vários eventos simultâneos. Além da Exposição Agropecuária e da Expocachaça, ocorrem também no pavilhão do Expominas os congressos brasileiros de Florestas Energéticas e de Reprodução Animal, o Congresso Mineiro de Apicultura e o Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura.

As unidades da Embrapa sediadas em Minas Gerais, Milho e Sorgo (Sete Lagoas) e Gado de Leite (Juiz de Fora), participam da SuperAgro com apresentação de tecnologias e materiais educativos para os visitantes. No estande, a tecnologia ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) é um dos destaques. Maquetes representam propriedades rurais e demonstram as diferenças entre a exploração tradicional e a produção sustentável numa área recuperada que integra os sistemas agrícola, pecuário e florestal.

Além disso, a Embrapa Milho e Sorgo apresenta peças de artesanato com palha de milho e diversos folderes com explicações sobre produtividade do milho, sorgo granífero, forrageiro, milheto, compostagem de resíduos orgânicos e minimilho. A Unidade Gado de Leite disponibiliza publicações sobre a produção leiteira, os desafios do setor e kit de ordenha manual.

A Embrapa também marca presença no Congresso Brasileiro de Florestas Energéticas, que conta com cerca de mil participantes em palestras, conferências e exposições de trabalhos. O foco é a discussão de inovações tecnológicas e sustentabilidade na cadeia produtiva de florestas plantadas para geração de energia. O evento é uma realização da Embrapa Florestas, da Embrapa Agroenergia e da Sociedade de Investigações Florestais.

Solenidade de abertura

Durante a abertura da SuperAgro, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, destacou que as taxas de crescimento do agronegócio mineiro estão maiores dos que as nacionais. E atribuiu esse desenvolvimento à qualidade dos produtos, "que têm sido percebidos e procurados para negócios".

O governador Aécio Neves afirmou que Minas Gerais tem tido um grande crescimento no setor industrial, mas "será sempre o estado da agricultura e da pecuária". Segundo o governador, essa é a matriz mais importante e deve ser valorizada e incentivada por sua relevância social.

A respeito da crise econômica, Aécio disse que não deve haver pessimismo e apresentou números para reforçar sua afirmação. "O Brasil vai produzir 137 milhões de toneladas de grãos este ano. Esta será a segunda maior safra da história", disse em seu discurso. Nesse cenário, o governador destacou a presença do estado como o quinto maior produtor de grãos do país, com uma safra de dez milhões de toneladas.

O presidente da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Roberto Simões, ressaltou que o agronegócio é responsável por 35% do PIB do estado e emprega 27% da população economicamente ativa em Minas. Simões considera que a produção do setor é garantia de segurança alimentar e avalia que a economia rural mineira está bem equilibrada, distribuída nos setores de agricultura, pecuária e florestas.

Serviço
A SuperAgro 2009 ocorre no complexo Parque de Exposição da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte, até domingo (7 de junho). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço: http://www.superagronet.com.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267