Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Resultados de concurso revelam troca de conhecimentos e potencial produtivo da região



Agricultores participam de dia de campo no encerramento do Concurso de Produtividade
26/6/2009 16:15:06



Cerca de 200 produtores rurais participaram do encerramento do IV Concurso de Produtividade de Milho da Região de Sete Lagoas, safra 2008/2009. O evento foi realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) nessa sexta-feira, 26, e contou com dia de campo, palestras e entrega da premiação aos vencedores.

Ao todo, 71 agricultores participaram da disputa. Os resultados indicam o alto potencial produtivo da região, conforme avaliou o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, José Carlos Cruz. "A maior produtividade foi 10.368 quilos de grão por hectare. A média de Minas Gerais é de 5.000 quilos por hectare. Isso demonstra o potencial da região para a produção de milho." José Carlos também destacou a importância do concurso: "todos aprendemos com esse tipo de estratégia. A gente vê o que deu certo e o que deu errado, para saber como melhorar".

E a iniciativa já demonstra resultados. No concurso do ano passado, vários agricultores colheram milho muito úmido para silagem. Naquela ocasião, os pesquisadores observaram o fato e explicaram como identificar o momento adequado da colheita. Agora, na última safra, foi possível observar que aumentou o número de produtores que colheram o milho com o teor ideal de matéria seca, que varia de 30 a 35%.

O concurso foi dividido em quatro categorias e teve participantes de 11 municípios: Baldim, Esmeraldas, Maravilhas, Matozinhos, Papagaios, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Na categoria agricultor empresarial - milho silagem, a vencedora foi Anna Helena Naves Branco, de Pedro Leopoldo, com produtividade de 21.891 quilos de matéria seca por hectare. Já na categoria agricultor familiar - milho silagem, o primeiro lugar ficou com Guerino Alves Marinho, de Papagaios, que obteve produtividade de 19.815 quilos de matéria seca por hectare. O agricultor participou pela terceira vez do concurso e disse que vem aprendendo cada vez mais com a troca de informações. Já havia ganhado em sua cidade e, este ano, conseguiu vencer a disputa regional.

A categoria agricultor familiar - milho grão teve como primeiro colocado João Batista Reis Campos, de Papagaios, com 10.368 quilos de grão por hectare. Ele afirma que a produtividade tem aumentado a cada safra. "A gente aprende a tecnologia e junta com a sabedoria que adquire no dia-a-dia da lavoura", disse, satisfeito.

Na categoria jovem rural - milho grão, a vencedora foi Poliana de Almeida Teixeira, de Pedro Leopoldo, que obteve produtividade de 8.884 quilos de grão por hectare. A agricultora conta que sempre trabalhou na roça com o pai e disse ter aprendido muito com o concurso. No ano que vem, pretende entrar na disputa novamente.

O coordenador técnico regional da Emater, Walfrido Machado Albernaz, ressaltou que o mais importante no concurso é o conhecimento desenvolvido. "O agricultor aprende com o extensionista, o extensionista aprende com o produtor e os dois aprendem com a lavoura", destacou.

O Concurso de Produtividade é uma iniciativa da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e com as empresas privadas, Sementes Santa Helena, Adubos Vanguard e Tracbel.

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267