Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Manejo correto da lavoura pode aumentar a produtividade média do milho



O milho é cultivado em praticamente todo o país
13/8/2009 10:34:33



O milho é, hoje, um dos cereais mais expressivos cultivados no país. A cada safra, são verificados aumentos na produção total e na produtividade. A média da produtividade é menor do que 4.000 kg/ha, muito baixa se considerados os potenciais que as sementes de milho têm, sobretudo os híbridos. Já se obteve, a título de curiosidade, mais de 16.000 kg/ha em concurso de produtividade. Portanto, é perfeitamente possível se aumentar a produtividade e, consequentemente, a produção do milho no Brasil sem grandes aumentos de área plantada.

Na cultura do milho, o correto manejo é fundamental para o sucesso da lavoura. Escolher bem a semente, colher na hora exata é muito importante; mas nada disso será suficiente se alguns passos, durante o crescimento das plantas, não forem bem observados. O controle correto de doenças, pragas e plantas daninhas, por exemplo, é essencial.

Estar atento às condições do solo e do clima da região onde será cultivado o milho também é muito importante. Como o Brasil é um país muito grande, a diversidade regional também é enorme. Para tentar suprir e acompanhar tamanha diversidade, existem hoje mais de 300 sementes diferentes de milho no mercado brasileiro. Ou seja, existem sementes para todo tipo de produtor rural, para toda região brasileira e para diferentes objetivos.

A densidade de plantio (número de plantas por unidade de área) e o espaçamento (distância entre as fileiras) também são itens muito importantes para o sucesso da lavoura do milho. Existe uma tendência para diminuição do espaçamento, que a cada safra tem sido menor. Mas pesquisadores da Embrapa alertam que isso é bom até certo ponto. Da mesma forma, no caso da densidade existe a chamada “densidade ótima”, quando normalmente o milho expressa todo seu potencial genético de produtividade. A partir deste ponto, normalmente a produtividade cai porque as plantas passam a competir entre si por nutrientes.

Estas e outras dicas serão apresentadas durante o Dia de Campo na TV do próximo dia 14 de agosto, sexta-feira. O programa será exibido pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h30 (com reprise às 15h30) e no domingo (16 de agosto), às 7h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Participam deste programa os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz (na reportagem e na entrevista em estúdio) e Manoel Ricardo de Albuquerque Filho (na reportagem).

Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282
clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267