Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Órgãos públicos se unem para difundir a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Minas



Profissionais conheceram experiência de ILPF implantada na Epamig
31/08/2009 16:04:05



Entidades de pesquisa e extensão estão trabalhando em conjunto para disseminar entre os produtores rurais a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Essa tecnologia abrange sistemas produtivos diversificados realizados numa mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. A integração visa garantir sustentabilidade social, econômica e ambiental e permite que o solo seja explorado de forma a otimizar seu potencial produtivo.

Na última sexta-feira (28), representantes da Embrapa (unidades Milho e Sorgo e Gado de Leite), Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da empresa Bunge reuniram-se para discutir uma programação de atividades, a fim de propagar as práticas de ILPF.

Os profissionais visitaram unidades de demonstração (Uds) da Epamig, em Prudente de Morais-MG, onde foi feita integração de eucalipto, lavoura de milho e pastagem e também a área da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, onde em quatro glebas ocorre rotação de soja, milho consorciado com braquiária, sorgo para silagem consorciado com capim tanzânia e pasto para gado de corte.

Após a troca de informações sobre a experiência com as Uds, pesquisadores e técnicos de transferência debateram como levar o conhecimento adquirido aos produtores. Miguel Marques Gontijo Neto, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, destacou a importância de "unir forças para fazer chegar a tecnologia às propriedades rurais". Ele sugeriu a elaboração de uma cartilha para nortear as ações de ILPF e padronizar estratégias. Miguel também ressaltou que é preciso realizar encontros técnicos para ouvir demandas e dificuldades dos produtores.

O coordenador técnico regional da Emater-MG, Walfrido Machado Albernaz, falou sobre a necessidade de pensar o planejamento da propriedade rural como um todo e não apenas uma atividade. A proposta teve o apoio da pesquisadora da Epamig, Maria Celuta Machado Viana. Ela também defendeu que a transferência de tecnologia seja focada nas etapas de produção, desde a implantação dos sistemas, passando pelo manejo até a colheita.

O superintendente de Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Fernando Antônio Cardoso, informou que serão implantadas 300 Uds de ILPF em todo o estado até o próximo ano com o apoio da Secretaria. Já foram instaladas 106 unidades em propriedades rurais e instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é que essas áreas sirvam de referência para difundir as técnicas de integração de lavoura, pecuária e floresta.

O coordenador regional do projeto de transferência de tecnologia em ILPF da Embrapa, Ramon Costa Alvarenga, afirmou que o encontro o surpreendeu positivamente. "Evoluímos bastante e vamos agregar ações da Seapa e da Embrapa. As atividades serão desenvolvidas em mais locais e com maior comprometimento. Isso terá um efeito multiplicador", avaliou.

Nos dias 02 e 03 de setembro, já será realizada uma importante ação de transferência: um curso sobre ILPF para extensiontas da Emater-MG, prefeituras e outras instituições. Ao todo, 70 técnicos passarão pelo treinamento, que faz parte das ações do projeto de alternativas tecnológicas para produção de grãos, forragem e bioenergia no Vale do Jequritinhonha. As atividades serão realizadas na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e na Unidade Regional Epamig Centro-Oeste (Prudente de Morais-MG).

Compromisso registrado

Recentemente, foi firmado um termo de cooperação técnica proposto pela Seapa, que estabelece parceria entre as unidades da Embrapa situadas em Minas (Embrapa Gado de Leite e Embrapa Milho e Sorgo), Epamig, Emater-MG, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e o Campus Rio Pomba do Ifet (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). Todas as entidades devem unir competências para promover a difusão da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Minas Gerais.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail:marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267