Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Edital abre novas oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio



José Cabral, representante do Proeta, assina edital com reitor do Unifemm, Antônio Bahia
7/10/2009 15:54:06



Empreendedores interessados em fazer novos negócios têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e ainda receber suporte técnico e gerencial. Um edital lançado nesta terça-feira abre inscrições para a incubação de empresas que venham a trabalhar com produtos e serviços criados ou adaptados a partir de pesquisas da Embrapa.

A oportunidade é fruto de uma parceria com a Incubadora de Empresas do Unifemm (Centro Universitário de Sete Lagoas). O edital, de fluxo contínuo, permite a inscrição de interessados em desenvolver negócios a partir das tecnologias do Proeta (Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica e à Transferência de Tecnologia).

Criado pela Embrapa e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o Proeta oferece uma gama variada de produtos e serviços. No momento, 26 tecnologias estão disponíveis para empreendedores que tenham interesse em usá-las em seus processos produtivos.

As opções vão desde cultivares, bioinseticidas para controle de pragas agrícolas, produtos alimentícios, como barra de cereais enriquecida com gergelim, a até processo para obtenção de derivados da carne de rã, como patê e salsicha.

O chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF), José Manuel Cabral Dias, e o reitor do Unifemm, Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, assinaram o edital para incubação de empresas com tecnologias do Proeta. A assinatura ocorreu no estande da Embrapa na Inovatec 2009 (5ª Feira de Inovação Tecnológica), que é realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 6 a 9 de outubro.

Cabral destacou que a incubação é uma “nova metodologia para transferência de tecnologias em que a Embrapa tem investido”. Ressaltou que a utilização do conhecimento científico em aplicações práticas é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para o Brasil. Ele lembrou que a Embrapa já tem parceria com cerca de 30 incubadoras no país e pretende ampliar o número de empresas que trabalham com tecnologias do Proeta.

Antônio Bahia avaliou o edital como uma oportunidade para avanços no setor do agronegócio na região de Sete Lagoas-MG. Ele classificou a parceria entre Embrapa e Unifemm como “um casamento feliz que vai contribuir com o desenvolvimento regional”.

O analista Márcio Barbosa Guimarães Cota Júnior, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), explica que caso um empreendedor deseje criar uma empresa na incubadora parceira, pode utilizar qualquer tecnologia dentre as ofertadas pelo Proeta, mesmo que tenha sido desenvolvida em uma unidade de pesquisa distante da região.

A coordenadora do Proeta, Mariana Magalhães, ressalta que o programa disponibiliza produtos e serviços diversos, para que sejam adotados pela sociedade, a fim de gerar emprego, renda e desenvolvimento. Ela destaca os benefícios do modelo de incubação: “a Embrapa oferece assistência técnica e a incubadora dá suporte gerencial”. Ou seja, o empreendedor recebe apoio do pesquisador que criou a tecnologia e suporte de infraestrutura e gestão por parte da incubadora para o desenvolvimento do negócio.

Como o edital da Incubadora do Unifemm é de fluxo contínuo, a qualquer momento interessados podem se candidatar. O documento está disponível para consulta na página do Proeta na internet (www.sct.embrapa.br/proeta).

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1275
Cel.: (31) 9155-6669
E-mail:marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267