Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Arraes elogia a dinâmica e os resultados do projeto BioFORT



Arraes participa da reunião do BioFORT e demonstra apoio ao projeto
9/12/2009 09:16:46



O diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, disse que o projeto de biofortificação de alimentos (BioFORT) é um modelo de gestão de rede e interação internacional. A afirmação foi feita durante a reunião do Comitê Gestor do projeto, em Brasília, no final de novembro, quando técnicos e pesquisadores estiveram reunidos para avaliar as atividades do ano e planejar 2010.

"Os trabalhos em rede são muito importantes e eu apoio esse tipo de iniciativa. Estou aberto para o que for necessário", pontuou Arraes. O BioFORT trabalha o melhoramento genético convencional de alimentos básicos como arroz, feijão, milho, mandioca, feijão caupi, batata-doce, abóbora e trigo. O objetivo é obter alimentos com maior teor de ferro, zinco e pró-vitamina A para combater a anemia e a deficiência de vitamina A que podem levar a baixa resistência do organismo e problemas de visão.

Em seis anos, pesquisadores de 11 Unidades da Embrapa já conseguiram mandiocas e batatas-doces com altos teores de betacaroteno (pró-vitamina A) e arroz, feijão e feijão-caupi com maiores teores de ferro e zinco. Aos poucos, essas variedades estão chegando aos roçados das comunidades rurais e escolas de Sergipe, Maranhão e Minas Gerais. Produtos derivados e embalagens que conservam os nutrientes também estão sendo desenvolvidos.

Este ano, a equipe lançou a mandioca BRS-Jari que apresenta 9 microgramas/grama de betacaroteno nas raízes frescas. A massa cozida da Jari tem coloração amarelo intenso, ausência de fibras, boa consistência e tempo de cozimento igual a 25 minutos. As raízes têm características ideais de tamanho e forma para comercialização. A meta do projeto é chegar a variedades com até 15 microgramas/grama de betacaroteno e boas qualidades agronômicas.

O BioFORT está ligado aos programas HarvestPlus e AgroSalud que formam e financiam redes internacionais de pesquisa em biofortificação de alimentos na América Latina, Ásia e África. De acordo com a pesquisadora Marília Nutti, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, em virtude dos resultados apresentados pelo Brasil, o programa HarvestPlus decidiu dar continuidade aos investimentos no país para o período de 2010 a 2012.

A rede brasileira terá acesso a parte do montante de US$ 26 milhões que poderão financiar a continuidade ou complementação de atividades relativas a pesquisa, extensão e comunicação. Em 2010, uma missão chinesa virá ao Brasil para conhecer os trabalhos e trocar experiências no intuito de aperfeiçoar esforços e recursos.

O BioFORT é coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) e conta com as Embrapas Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Cerrados (Planaltina/DF), Semi-Árido (Petrolina/PE), Soja (Londrina/PR), Hortaliças (Brasília/DF), Meio-Norte (Teresina/PI), Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas/BA), Trigo (Passo Fundo/RS) e Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE).

Outras informações:
Pesquisadora Marília Nutti (marilia@ctaa.embrapa.br)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9755

Jornalista Soraya Pereira (MTB 26165/SP)
soraya@ctaa.embrapa.br
Embrapa Agroindústria de Alimentos
21 3622 9739 ou 9881 0535

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267