Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Especialistas debatem ILPF para garantir segurança alimentar



Reunião define prepativos para evento em parceria com FAO
3/2/2010 15:26:23



"Fortalecer ações de intensificação em produção sustentável para segurança alimentar". Esse é o objetivo do trabalho em parceria da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Para alcançar o objetivo e melhorar as condições de vida da população mundial, as instituições destacam a necessidade de investimentos em práticas que podem intensificar a produção de culturas e rebanhos para a alimentação humana. Nesse sentido, é considerada de extrema importância a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que possibilita aumento de produtividade e renda, enquanto reduz impactos ambientais e permite, inclusive, a recuperação de áreas degradadas.

A fim de reunir informações sobre ILPF e suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável, será realizado um workshop com especialistas da FAO, pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

O evento ocorrerá entre os dias 23 e 26 de março, mas as atividades de preparação já tiveram início. Pela internet, os especialistas participam de um fórum de discussão durante o mês de fevereiro. Após os encaminhamentos feitos por via eletrônica, os assuntos serão debatidos nos grupos de trabalho e nas sessões plenárias da reunião de março.

Haverá também um dia de campo para observar ações de inovação em integração lavoura-pecuária-floresta numa unidade demonstrativa localizada na região Central de Minas Gerais, no município de Maravilhas.

O workshop terá 60 participantes, incluindo 23 especialistas da FAO e cerca de 15 pesquisadores brasileiros, indicados pela Embrapa em conjunto com o IICA, além de especialistas de outros países da América Latina.

Nesta semana, o secretário executivo do Programa Cooperativo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sul-Americanos do IICA, Jamil Macedo, e o coordenador do Projeto de Transferência de Tecnologia em ILPF da Embrapa, Luiz Carlos Balbino, visitaram a Embrapa Milho e Sorgo e a área onde será realizado o dia de campo. Em reunião com a chefia da Unidade e pesquisadores, eles definiram detalhes da programação do workshop.

Segundo Jamil, a reunião sobre ILPF em março trará para o Brasil especialista de diferentes partes do mundo que certamente irão contribuir para os avanços na discussão desse sistema de produção que tem grande relevância para o país, uma vez que busca otimizar a produção de cereais, carne e florestas energéticas em áreas já em uso, evitando a expansão da fronteira agrícola para novas áreas de Cerrado ou da Amazônia.

Confira abaixo os tópicos do fórum de discussão, que possibilita a troca de informações eletronicamente antes da reunião de março:
- sistemas promissores de ILPF, inovações e táticas para implementação;
- desenvolvimento de ligações de mercado promissores para a integração lavoura-pecuária-floresta e processos associados de cadeias de abastecimento;
- vontade política e apoio institucional para a adoção e disseminação de inovações e práticas associados à ILPF para segurança alimentar e nutricional;
- pesquisas necessárias para a geração de conhecimentos e práticas inovadoras a serem adotadas por agricultores e dimensionamento de sistemas de cultivo promissores para a intensificação da produção sustentável.

Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.fao.org/agriculture/crops/core-themes/theme/spi/iclsd/en/

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267