Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Lançamentos marcam participação da Embrapa no Show Rural Coopavel 2010



Embrapa lança cultivares de soja e de sorgo durante o Show Rural Coopavel
9/2/2010 08:42:58



“O papel da transferência de tecnologia e da comunicação é decisivo para a missão da Embrapa”. A frase da diretora-executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, fechou a solenidade de lançamento das cultivares de milho e sorgo, realizada nesta segunda-feira (8), durante o Show Rural Coopavel 2010, que acontece em Cascavel (PR).

Nem a chuva que caiu durante o evento desanimou os participantes e as autoridades presentes que prestigiaram o lançamento das mais novas tecnologias da empresa. Para a diretora, as cultivares são o reflexo do que a agricultura está vivenciando. “São cultivares adaptadas em relação aos sistemas que a cultura está inserida, a exemplo das mudanças climáticas”, afirmou.

Para Tatiana, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento dessas tecnologias. “Isso que faz a Embrapa dar certo. São as parcerias com cooperativas e a iniciativa privada, é essa diversidade de atores e a estabilidade de sua estrutura.” A diretora garantiu ainda que no próximo ano, outras unidades da Embrapa, além das 20 que já participam da Coopavel, estarão presentes ao evento.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, recebeu uma homenagem da Embrapa Soja, pelo reconhecimento ao importante trabalho que a cooperativa desempenha, principalmente pelo Show Rural. “A feira é uma grande oportunidade para que a Embrapa tenha maior contato com assistência técnica e produtores rurais”, ressaltou o chefe da Embrapa Soja, Alexandre Catelan.

Lançamentos

Foram lançadas duas cultivares de soja - a BRS 294RR e BRS 295RR, desenvolvidas pela Embrapa Soja (Londrina/PR), em parceria com a Fundação Meridional - e de sorgo, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) – a BRS 802 e a BRS 810, voltados para corte e pastejo. Durante a solenidade, a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, apresentou as características agronômicas de cada cultivar. Abaixo, saiba mais sobre os novos híbridos de sorgo lançados pela Embrapa.

BRS 810
O diferencial do BRS 810 é a presença de uma pigmentação amarronzada na nervura das folhas e na medula do caule devido à característica BMR, que confere às plantas menor teor de lignina, possibilitando melhores digestibilidade e conversão alimentar, o que resulta em maior produção de carne e leite. Tem ciclo anual, desenvolve-se durante a estação do verão e alcança de 1,5 m a 3,7 m de altura. Apresenta alta capacidade de rebrota, excelente palatabilidade e aceitação pelos animais, alto valor nutritivo, sendo altamente resistente à seca e adaptado à produção de biomassa sob condições de estresse ambiental. Cresce muito rapidamente. Entre 30 e 40 dias, já fornece um pasto de alta qualidade. Seu uso preferencial como forrageira é corte verde e pastejo direto. Apresenta alto potencial de produção de matéria seca em cortes ou rebrotas sucessivas. Boa resistência às principais doenças foliares além da resistência ao míldio. Possui folhas abundantes, longas e delgadas, colmos finos e suculentos e grande capacidade de perfilhamento.

BRS 802
Híbrido simples de sorgo de pastejo. Apresenta fácil estabelecimento, rápido crescimento a partir do 20º dia de vida, extraordinária capacidade de rebrota e perfilhamento, alto valor nutritivo, excelente aceitação pelos animais, alta tolerância a estresses hídricos e a temperaturas elevadas e excelente adaptação a sistemas de pastejo rotativo ou diferido e palha persistente no solo para cobertura morta e plantio direto. Apresenta alto potencial de produção de matéria seca em cortes ou rebrotas sucessivas, podendo alcançar produtividades superiores a 20 toneladas de matéria seca ou 100 toneladas de matéria verde por hectare. Produto versátil, adaptando-se facilmente a diversos sistemas de produção de forragem e agrosilvopastoril, sendo muito útil para a produção de cobertura morta. Boa resistência às principais doenças foliares além da resistência ao míldio.

Texto: Juliana Freire (Mtb 3053/DF) e Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Contatos: (45) 3222-0359 e (31) 3027-1223
E-mails: juliana.freire@embrapa.br e gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267