Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Projeto social reúne jovens estrangeiros e comunidades quilombolas



Durante a viagem, jovens conhecem lago lonado usado para criar peixes
18/2/2010 08:48:34



Um encontro de pessoas de diversas culturas que têm em comum o envolvimento em ações sociais. No Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, sete jovens de quatro países diferentes visitaram comunidades quilombolas beneficiadas pelo Projeto Desenvolvimento e Cidadania, que é coordenado pelo agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Luciano Cordoval, e financiado pela Petrobras.

Os jovens, vindos da Coreia, Japão, Estados Unidos e Colômbia, participam da organização não governamental norte-americana IICD (Institute for International Cooperation and Development), que promove o intercâmbio de voluntários para países da América Latina e África. O grupo é liderado pela brasileira Marcela Simões, que pesquisou pela Internet projetos sociais para serem visitados. Ela encontrou o trabalho coordenado por Luciano Cordoval, a difusão das barraginhas e lagos lonados, duas tecnologias que promovem ganhos ambientais e sociais.

Após contato telefônico com o agrônomo da Embrapa, Marcela agendou a visita em conjunto ao Vale do Jequitinhonha. A viagem já estava programada por Luciano para fazer a entrega de computadores às comunidades na última semana de janeiro.

O Projeto Desenvolvimento e Cidadania faz a implantação e treinamento de moradores para uso de barraginhas, que captam águas de chuva, evitam erosões e promovem o reabastecimento do lençol freático, e também de lagos lonados, reservatórios de baixo custo com finalidades variadas, como a criação de peixes, por exemplo. A doação de computadores é uma espécie de premiação para as comunidades que se destacam.

"Como num namoro, o computador é a aliança de compromisso. Busca motivar o grupo a acreditar no projeto, a saber que vão chegar coisas novas", explica Luciano. Das 40 comunidades atendidas, 15 receberam kit com câmera digital, pen drive, impressora e computador.

Os intercambistas participaram das cerimônias de entrega pública dos equipamentos de informática. Antes da viagem ao Brasil, eles fizeram curso intensivo de português, o que possibilitou a comunicação com os moradores do Vale.

Foram visitadas três comunidades do município de Minas Novas (Inácio Félix, Cansanção e Curralinho), duas de Berilo (Santo Isidoro e Alto Catitu), e uma de Chapada do Norte (Moça Santa). Em Cansanção, os jovens conheceram um lago lonado usado pelos moradores como criatório de peixes. O produtor rural José Brandão se emocionou durante o contato com os intercambistas. "Eu não esperava uma presença tão delicada, fazendo uma visita num lugar onde não criava peixe antes", comentou.

Em Moça Santa, nem mesmo a demora para a chegada dos visitantes desanimou os moradores. Cerca de 100 pessoas aguardaram a reunião. "Atrasamos duas horas, porque o carro dos intercambistas não conseguia subir alguns morros. Mesmo assim, o pessoal não arredou o pé", conta Luciano. No encontro, os jovens ajudaram a montar o computador e, na comemoração pela entrega, dançaram com os moradores ao som das músicas cantadas pelas lavadeiras da comunidade.

Os intercambistas relataram que valeu a pena enfrentar todas as dificuldades da viagem, para encontrar tanta gente com boas atitudes. Segundo Luciano, o encontro foi uma vitória do projeto. "Eles visitaram só quatro projetos sociais no Brasil e o nosso foi um deles. Isso demonstra o amadurecimento do nosso trabalho, que já está se tornando uma referência. Tanto os jovens, como as comunidades saíram ganhando com essa experiência", comentou.

O agrônomo ficou impressionado com a riqueza que a Internet proporciona. "Sem a Internet nada disso teria acontecido. Foi amadurecimento para os jovens e oportunidade para nosso projeto. Eles vão fazer relatórios sobre a viagem e colocar na rede. Com isso, podem surgir outros contatos como esse", afirma.

Para a estagiária do projeto, Isabela de Resende, essa viagem foi a mais rica de todas. "Valeu para finalizar bem o trabalho, como um prêmio para coroar nossas ações", comentou. O Projeto Desenvolvimento e Cidadania encerra as atividades previstas de difusão de barraginhas e lagos lonados no dia 28 de fevereiro. Mas existe a expectativa de que a Petrobras renove o patrocínio para continuidade do trabalho por mais dois anos.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267