Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

FAO distribuirá no Haiti sementes doadas pelo Brasil



22/3/2010 09:22:28



Doze toneladas de sementes de milho da cultivar BR 106 foram entregues na última sexta-feira, 19, ao Haiti. Esse foi o primeiro carregamento de um total de 36 toneladas de sementes de milho que serão enviadas ao país por meio de uma colaboração entre o Governo do Brasil, que fez a doação, o Governo do Haiti e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que distribuirão as sementes a pequenos agricultores numa ação conjunta.

O transporte aéreo das 36 toneladas de sementes de milho foi concluído no sábado, 21. Em seguida, o Brasil enviará outras 36 toneladas de sementes de feijão caupi BRS Guariba ao Haiti. Ambas as sementes básicas foram produzidas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que possui um histórico de cooperação com aquele país, em especial, em parceria com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação).

Esse esforço será completado com o envio de outros 200 quilos de sementes variadas de hortaliças, entre cultivares de cenoura, feijão-de-vagem, pepino, repolho, alface, abóbora, abobrinha e couve doadas também pela Embrapa, Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Ipa (Instituto Agronômico de Pernambuco), Hortivale e BioNatur.

"O Ministério de Agricultura do Haiti e a FAO vão distribuir as sementes a pequenos agricultores para a temporada de plantio que vai de março a maio e responde por 60% do total da produção anual de alimentos no país", disse o Representante Regional da FAO para América Latina e Caribe, José Graziano da Silva.

Javier Escobedo, coordenador interino de Emergências da FAO no Haiti e ex-coordenador regional de Emergências na América Latina e Caribe, explicou a importância das sementes.

"Logo após o terremoto, praticamente todas as sementes que haviam no país foram consumidas por causa da falta de alimentos. Por isso, a distribuição de sementes é imprescindível para garantir a próxima colheita", disse Escobedo.

A distribuição será feita a agricultores nos municípios de Leogane, Grand Goave, Petit Goave, Jacmel e Gressier. Nos próximos meses, a FAO e o Ministério de Agricultura do Haiti planejam distribuir mais de 1500 toneladas de sementes, fertilizantes e outros insumos a agricultores de todo o país, comprados com recursos da Bélgica, Brasil, Fundo Central de Respostas de Emergência (CERF) da Organização das Nações Unidas.

Produtividade do BR 106 pode superar seis toneladas por hectare

As sementes de milho e feijão enviadas ao Haiti foram produzidas e doadas pela Embrapa, numa ação que conta ainda com o apoio da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), do Ministério das Relações Exteriores e da Força Aérea Brasileira.

"A solidariedade está acima de tudo. A Embrapa tem conhecimento em agricultura tropical, se excedeu em melhoramento genético e, assim, compartilha esse conhecimento com os irmãos haitianos. Estamos alinhados à política do governo federal, atuando junto aos países do eixo Sul-Sul, cooperando para combater a fome e a pobreza", afirmou o diretor-presidente em exercício da Embrapa, Geraldo Eugênio de França.

De acordo com o gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, a cultivar BR 106 já foi testada em área experimental do Haiti e em condições reais de lavoura. Sua produtividade no país pode superar as seis toneladas por hectare.

No Brasil, o milho BR 106 tem enorme aceitação junto aos pequenos produtores brasileiros, especialmente porque, sendo uma variedade, permite a eles produzirem sua própria semente. Outros diferenciais do BR 106 são a rusticidade, boa estabilidade de produção, resistência ao acamamento e ao ataque das principais pragas.

Duas toneladas de milho da variedade Caatingueiro e duas toneladas de milho Sol da Manhã também serão enviadas ao Haiti para que FAO e Embrapa possam testar sua adaptabilidade com os agricultores do país.

Trabalhando pela reconstrução do Haiti

Também como apoio imediato aos agricultores haitianos, a FAO já entregou ferramentas para que os pequenos produtores possam limpar os canais de irrigação e distribuiu 10 mil carrinhos de mão, enxadas, machados e pás.

Essas ações fazem parte de uma estratégia elaborada pelo Ministério da Agricultura do Haiti com apoio da FAO, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e de outras agências que trabalham na área de desenvolvimento agrícola para a reabilitação do setor agrícola do país, devastado pelo terremoto em 12 de janeiro.

Mais informações:
Sitio web da FAO sobre a reconstrução pós-terremoto do Haiti: http://su.pr/8nDTJk
Embrapa: www.embrapa.br
Representação da FAO no Brasil: http://su.pr/5nnS6C
Ministério das Relações Exteriores - Operação Haiti: http://www.haiti.mre.gov.br/

Contatos de imprensa

Representação da FAO no Brasil
Lídia Silva: lidia.silva@fao.org; (55 61) 3038 2270
Escritório Regional da FAO para America Latina e Caribe
Lucas Tavares: lucas.tavares@fao.org; (56 2) 923 2176; (56 9) 9802 7300 (celular)
Embrapa
Deva Rodrigues: deva.rodrigues@embrapa.br; (5561) 3448 4015 / (5561) 8154 1011 (celular)

Informações sobre a variedade de milho BRS 106:
Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267