Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Audiência na Câmara dos Deputados debate o uso do sorgo na produção de etanol



Novas cultivares de sorgo sacarino deverão chegar ao mercado até 2012
5/4/2010 17:17:31



Nesta terça-feira, 06, acontece audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília-DF sobre a utilização do sorgo na produção de etanol. O tema estará em debate por iniciativa das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que solicitou a reunião, quer ouvir integrantes da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sobre as pesquisas realizadas no setor. Entre as vantagens do sorgo para produção de álcool, Nogueira citou o ciclo curto, a elevada produção de biomassa, a eficiência energética e o baixo consumo de água pela cultura.

"Essas características permitem o cultivo do sorgo em zonas áridas e semi-áridas, com uma versatilidade que facilita sua produção em diferentes épocas e regiões, garantindo certa perenidade na oferta de matéria-prima, com colheitas economicamente compensadoras em condições de pluviosidade baixa ou instável", afirma o deputado.

Foram convidados para a audiência a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves, e os pesquisadores João Carlos Garcia (Economia Agrícola) e Robert Eugene Schaffert (Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares), também da Embrapa Milho e Sorgo. A audiência será realizada às 14h30, em plenário a definir.

SAIBA MAIS - O sorgo, quinto cereal mais importante do mundo, é utilizado principalmente para rotação de culturas e na indústria de ração animal. Seu uso para produção de álcool teria como vantagem a elevada eficiência energética e o baixo consumo de água pela cultura.

Do sorgo que conhecemos, aquele bastante utilizado para a alimentação animal, o sorgo sacarino se difere pelo tamanho da planta e pela grande quantidade de açúcar no colmo. O sorgo sacarino apresenta alta produção de biomassa, ou seja, toda a planta pode ser aproveitada para a produção de etanol.

A Embrapa Milho e Sorgo possui um programa de desenvolvimento de cultivares de sorgo sacarino desde a época do Pró-Álcool, programa que previa a substituição em larga escala dos combustíveis veiculares derivados do petróleo por álcool, financiado pelo governo a partir de 1975 devido à crise do petróleo em 1973.

Três cultivares de sorgo sacarino foram lançadas pela Empresa na década de 1980 (a variedade BRS 506 e os híbridos BRS 601 - que ainda permanece no mercado - e o BRS 602). Atualmente, segundo o pesquisador Rafael Parrella, 25 novas variedades de sorgo sacarino estão sendo avaliadas pela Embrapa Milho e Sorgo em diversas regiões brasileiras e as mais promissoras deverão ser lançadas até 2012.

Fonte: Agência Câmara, com informações da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo

Informações na Embrapa Milho e Sorgo:
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267