Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

De pipoca a artesanato, o milho está em todas na feira Ciência para a Vida



Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa
26/04/2010 13:06:13



Pipoca é tudo de bom! Ainda mais na VII edição da Ciência para a Vida, Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa que acontece até o próximo dia 2 de maio, na sede da Empresa em Brasília-DF. A Embrapa Milho e Sorgo trouxe de Sete Lagoas, Minas, uma pipoqueira, daquelas de cinema, para o público da feira conhecer de perto e provar o sabor da cultivar de milho pipoca BRS Angela.
Ela possui grãos brancos redondos que, depois de estourados, apresentam um produto mais branco e bonito que o de pipocas de grãos amarelos. Outra vantagem da cor branca dos grãos da variedade BRS Angela é que sua pureza genética pode ser facilmente mantida. Basta, para isso, eliminar os grãos amarelos, resultantes de cruzamentos indesejados com outras cultivares de milho.
E as qualidades da pipoca foram comprovadas pelo público. “Adorei! O sabor é muito bom”, disse a farmacêutica Célia Cristina durante a degustação do produto feita no último domingo, 25, à tarde. Foram mais de duas horas de distribuição da BRS Ângela em saquinhos personalizados, com o nome da cultivar, pelo agrônomo Sílvio Torres. O estudante Mateus Moreira, filho de Célia, achou o sabor da pipoca diferente. “É mais crocante, mais durinha, mas muito mais gostosa”, dizia, enquanto se deliciava. “Ela tem um sabor mas leve, achei muito gostosa. Se tivesse para vender em supermercados, certamente compraria”, disse a funcionária pública Liliane da Silva.
CULINÁRIA E JOGO INFANTIL – Além da degustação de pipoca, a Embrapa Milho e Sorgo preparou em seu estande um conjunto de tecnologias que podem atender desde o público urbano a produtores rurais nteressados em resultados de pesquisa para otimizar a produção e a produtividade de culturas agrícolas. Cultivares estão sendo lançadas – sendo quatro de milho e três de orgo. Bonecas e flores feitas com a palha de milho por artesãos da cidade de Diamantina, terra natal do ex-presidente JK, enriquecem a exposição. Oficinas de culinária sobre a produção de conserva e o processamento do minimilho e o lançamento do “Jogo do Milho” na próxima terça-feira, 27, também serão realizados.
Bioproduto no ‘Ambiente de Negócios’
Para agricultores e empresários interessados em utilizar um produto que preserva a saúde do produtor e o meio ambiente, a Embrapa Milho e Sorgo apresenta durante a feira o baculovírus, um biopesticida na forma de pó que controla a lagarta-do-cartucho, principal praga do milho. A inovação pode gerar novos negócios, já que o produto apresenta alta eficiência no combate a lagartas e pode ser utilizado também em outras culturas, como algodão, arroz, alfafa, amendoim, soja, pastagens, abóbora, batata, couve, espinafre, feijão, repolho, sorgo, trigo e tomate.
Entre suas vantagens, estão a alta eficiência de contr/ole e segurança, já que o biopesticida não é tóxico para o homem, e a possibilidade de utilização por pequenos, médios e grandes agricultores. As oportunidades do baculovírus estão, principalmente, em nichos específicos, como na agricultura orgânica, onde o controle de pragas utilizando insumos biológicos é necessário para garantir a produtividade sem comprometer a certificação.
SERVIÇO – Então, não perca! A VII edição da exposição Ciência para a Vida acontece até o próximo domingo, 2, na Sede da Embrapa em Brasília-DF. Em uma das salas do espaço Com.Ciência, a Embrapa Milho e Sorgo apresenta belas peças feitas com palha de milho em diversas tonalidades, como bonecas, cestas, bolsas e flores. Confira a programação completa do evento e os horários de visitação em www.cienciaparavida.com.br . A entrada é franca.
Mais informações: Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 9212-2063 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Contatos sobre as tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo durante a VII Ciência para a Vida:
Jornalista Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267