Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Presidente da República prestigia solenidade de 37 anos da Embrapa



30/4/2010 09:23:16



O auditório da Sede da Embrapa, em Brasília-DF, foi palco, na tarde desta quinta-feira, 29, da solenidade que comemorou os 37 anos da Empresa e abriu oficialmente a VII Exposição Ciência para a Vida, que acontece até o próximo dia 2 de maio, também na Sede da instituição de pesquisa.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestigiou o evento ao lado do diretor-presidente Pedro Arraes, e de ministros, parlamentares e dezenas de outras autoridades.

Ao analisar o atual momento da Empresa e da agricultura tropical, Arraes lembrou, em seu discurso, dos desafios que se delineiam no horizonte histórico da Embrapa e da agricultura nacional. “Numa análise cuidadosa dos dados do último censo agrícola, o Dr. Eliseu Alves – pesquisador e ex-presidente da Embrapa – e seus pares nos mostram que vencemos o primeiro grande desafio da agricultura brasileira, que era acabar com a falta de alimentos e com a carestia. Mas não vencemos ainda o desafio da inclusão social no meio rural”, pontuou.

O diretor-presidente lembrou também dos desafios externos da Embrapa, no que diz respeito à internacionalização da agricultura tropical. “Antes de tudo, é inegável nosso dever de levá-la para a África, para retribuir tudo o que dela herdamos como valor espiritual, matriz cultural e biodiversidade. Mas também temos que levá-la a todos os países do mundo tropical, para que nossas visões, interesses e realidades venham a ser considerados na construção das soluções mundiais”.

O Presidente Lula revelou se orgulhar de viajar pelo mundo e dizer que o Brasil tem a Embrapa. E reforçou o papel do país na busca pelo equilíbrio do Planeta. “Nada mais importante neste século XXI do que garantir a segurança alimentar do mundo. E o Brasil deve ter o papel de ajudar outros países a chegarem ao mesmo patamar de desenvolvimento tecnológico na agricultura que nosso país atingiu, muito graças ao trabalho da Embrapa e de seus pesquisadores e técnicos”, afirmou.

PAC Embrapa

Durante a solenidade, Pedro Arraes e os presidentes de 16 Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) assinaram os termos de compromisso para transferência de R$72.346.000,00 do PAC Embrapa. Em 2008 e 2009, o PAC Embrapa já havia destinado R$145.392.518,63 para as Oepas que fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Bolsas de pós-graduação

Um dos atos assinados no evento foi o termo de parceria celebrado entre a Embrapa e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para concessão de 570 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área do agronegócio. Um dos objetivos é selecionar doutores para realização de doutorado nas áreas estratégicas e universidades definidas pela Embrapa e absorver, temporariamente, jovens doutores para atuarem em projetos de pós-doutorado em unidades da Empresa. O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Embrapa e pelo presidente da Capes José Almeida de Guimarães.

Aquicultura e Pesca

Pedro Arraes assinou com o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, o termo de cooperação que implementa o Consórcio Nacional de Pesquisa em Pesca e Aquicultura. O documento determina a criação de um comitê para estabelecer, em 60 dias, as regras de funcionamento do consórcio, que vai reunir instituições de diferentes partes do país ligadas à pesquisa e desenvolvimento e ao setor produtivo.

A Embrapa terá o papel de liderar o consórcio. Durante a cerimônia, o ministro Altemir Gregolin destacou o papel da Embrapa na coordenação dos trabalhos em rede, e mostrou otimismo com relação ao crescimento do setor. “Assim como o Brasil se destaca na produção de grãos, de carne bovina, de frango, vai também ser no futuro um grande produtor de pescado”.

O ministro afirmou que desde 2007 trabalha com duas convicções. A primeira é a de que o país tem um grande potencial, com abundância de recursos hídricos e de espécies de rápido crescimento. A segunda convicção é a de que o setor só teria sucesso se houvesse uma política de longo prazo, com ações estruturantes. A criação da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, em fase de instalação no Estado de Tocantins, também foi apontada pelo ministro como uma importante ação para o fortalecimento do setor.

Prêmio Frederico de Menezes Veiga

Coube ao Presidente Lula premiar os vencedores do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2010 - José Francisco Montenegro Valls, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Jorgino Pompeu Junior, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) -, cujo tema foi “Valorização dos recursos genéticos para a inovação tecnológica na agricultura”.

Valls, que desenvolve trabalho em prol do enriquecimento da diversidade de espécies disponível em bancos de germoplasma (unidades conservadoras de material genético), sendo o responsável pelo maior banco de germoplasma de espécies silvestres de Arachis (amendoim) do Brasil, em sua Unidade, fez referência entre seu trabalho e o discurso de posse de Lula como presidente, em 2003. “O presidente lembrou, no dia de sua posse, de quando era um menino pobre e vendia laranja e amendoim no Porto de Santos. Bendito do país em que isso pode acontecer”.

O pesquisador-voluntário do IAC foi o vencedor das instituições parceiras. O também engenheiro agrônomo desenvolveu, ao longo de mais de 40 anos de carreira, um trabalho de preservação, ampliação e estudo do germoplasma reunido no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de Citros do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). “Este prêmio, que é o Nobel da agricultura brasileira, parecia inatingível, mas hoje é realidade”, revelou.

O pesquisador Almiro Blumenschein, que trabalhou na Diretoria de Programas Especiais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (MCT) e na própria Embrapa, como diretor, recebeu uma homenagem especial do Prêmio. Com o troféu nas mãos, quebrou o protocolo e dirigiu-se ao púlpito. “Para nós que dedicamos a vida à pesquisa, essa é a maior recompensa que se pode esperar. Agradeço muito pelo reconhecimento da Embrapa, e a todos aqueles que trabalharam comigo”, disse emocionado.

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa
Tels.: (61) 3448-4113 e 3448-4012

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267